Constru o de Gráficos em Papel Monolog e Dilog

1132 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” Câmpus de Botucatu
Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Laboratório de Física I

Construção de Gráficos em Papel
Mono-log e Di-log

Autores: Gabriel Cardoso
Edgar Alan Vieira Gobo

Botucatu, 15 de Abril, 2015
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS EM PAPEL MONO-LOG E DI-LOG

Gabriel Cardoso Edgar Edgar Alan Vieira Gobo

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Câmpus de Botucatu, SP

RESUMO: A construção de gráficos é essencial na prática das Ciências Exatas, assim como o conhecimento de ferramentas de linearização que podem ser utilizadas para o cálculo dos coeficientes lineares e angulares de uma reta, e gráficos construídos em papel mono-log e di-log. Através dos exercícios e da prática experimental pôde-se evidenciar a relação e utilidades das mesmas.

1. INTRODUÇÃO

A ferramenta de linearização, ou seja a simplificação de uma função polinomial qualquer a uma reta é utilizada para facilitar a reprodução gráfica, porém em razão da baixa precisão encontrada em tal ferramenta, foram utilizados papeis mono-log e dilog para melhor representação de funções exponenciais para aumentar a precisão.

O papel mono-log possui um gráfico com gradientes que não seguem uma escala comum no eixo (y), ou seja, os espaços físicos entre os indicadores do eixo (y) diminuem, isto aumenta a escala de forma a facilitar a construção de gráficos em que os valores do eixo (x) são potencias da função. Já no papel di-log os dois eixos diminuem os espaços físicos entre as indicações do eixo (y) e do eixo (x) que, bem como no papel mono-log, facilitam a construção gráfica As funções exponenciais geralmente possuem grande taxa de variação, porém no gráfico di-log e mono-log a taxa de variação é atenuada pela variação do gradiente de forma a linearizar automaticamente a curva expressa pela função.

2. OBJETIVOS

A prática experimental teve como objetivo a utilização

Relacionados