Construçao da carreira

Páginas: 10 (2330 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
Construção de Carreira: Um Estudo de Caso Com Profissionais de Nível Superior em Uma Montadora

O Planejamento de carreira atualmente é de interesse somente do funcionário e não mais das organizações, como era feito antigamente.

O objetivo da pesquisa no artigo é analisar por meio de um grupo de profissionais de nível superior, a aplicabilidade dos conceitos estratégicosdesenvolvida por Hamel sobre as praticas do planejamento de carreira.

Para a realização dessa pesquisa, foi preciso apresentar: o cenário socioeconômico onde o fenômeno de gestão de carreira se desenvolve; apresentar regularidades que possam indicar comportamentos comuns no plano de carreira; e apresentar um modelo de negócio como ferramenta para o plano de carreira.

O método utilizadopara realização da pesquisa foi o estudo de caso. O estudo de caso é muito comum na realização de pesquisas por meio de ciências sociais e é usado pelo pesquisador pelo fato de possuir pouco domínio sobre os acontecimentos.

A pesquisa foi realizada na integra em Junho de 2009 no sul do Rio de Janeiro em uma montadora. Uma empresa que possui como característica dos seus processos de Gestãode Pessoas: o volume de investimentos para a realização de treinamentos e desenvolvimento; a política de remuneração agressiva pela necessidade de atrair e manter talentos com alta competição no mercado com mão-de-obra qualificada; e as ferramentas que a área de Recursos humanos disponibiliza aos empregados para a elaboração e o desenvolvimento de seus planos de carreira.

Para odesenvolvimento da pesquisa foram disponibilizados 270 questionários enviados por e-mail, para pessoas que ocupavam cargos que exigia ensino superior. Com o critério de conveniência de acesso, não foram incluídos os cargos de liderança. O questionário foi desenvolvido em 2 seções.

1) Dados gerais dos respondentes como pessoa física pessoalmente e profissionalmente.

2) Afirmativas relacionadas àspraticas de plano de carreira, baseadas no conceito de Negócios.

Depois de pronto, o questionário passou por revisão de três profissionais de RH da empresa pesquisada antes de ser aplicado. E chegar a possíveis conclusões.

O presente artigo no traz todo um referencial teórico para entendimento de todo o processo desenvolvido. Indica que a partir da Revolução Industrial surgiu uma novasociedade. Uma sociedade que valoriza o conhecimento aplicado no trabalho. Uma sociedade que passa a produzir serviços e não apenas produtos. Segundo De Mais (1999), algumas características são típicas desta nova sociedade, tais como: intelectualização da atividade humana, confiança, ética, estética, subjetividade, emoção, virtualidade, globalização, desestruturação do trabalho e do lazer e aqualidade de vida. Nessa nova era o profissional que se estagnar perde espaço no mercado de trabalho. É necessário que esteja constantemente se especializando, que possua um bom relacionamento interpessoal, que desenvolva a criatividade, a liderança, a proatividade e o autogerenciamento de carreira.

Nota-se, em geral, uma mudança significativa mundial do desenvolvimento de produtos para o deserviço, mas, há de relevar o fato de essa mudança ser mais lenta em alguns países devido ao fato deles terem um peso industrial forte.

Para uma organização obter espaço no mercado de trabalho e para ser um diferencial com relação aos concorrentes é necessário que haja um negócio revolucionário, mesmo para profissões que a princípio parecem ser impossível de possuí-lo, como engenheiros,administradores, dentre outros. Para que um profissional seja bem sucedido é necessário que se faça um planejamento de carreira, mas, para que esse planejamento dê certo, precisa-se, de uma estratégia. Para (Hamel, 2000), existem quatro itens que se interligam para que se forme uma estratégia. São eles: estratégia essencial, recursos estratégicos, rede de valor e interface com o cliente.

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção de uma carreira profissional
  • carreiras
  • Carreira
  • carreira
  • carreira
  • carreira
  • Carreiras
  • Carreira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!