Construções

Páginas: 11 (2726 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


INTRODUÇÃO:

Este conteúdo tem por objetivo, aprimorar o conhecimento, de forma fácil e sintetizada aos curiosos que estão em busca de conhecimento mais específicos, onde irá entender melhor como a Topografia, nas aplicações de Nivelamento Geométrico e Taqueométrico sabendo que os dados e cálculos abrange as diversas submatérias dentro da topografia.

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO OU DIRETO:É aquele que se baseia em visadas, obrigatoriamente, num plano horizontal para a obtenção das distâncias verticais. São utilizados a Mira e o Nível ótico nos serviços de campo. É o mais preciso de todos e pode ser em relação a uma superfície fictícia ou real (Geóide).




NÍVEL ÓTICO


Para se iniciar uma operação de nivelamento é de grande importância saber o que se vai nivelar(planimetria definida) e ter um ponto de cota ou altitude conhecida, chamado de RN – Referência de nível.

O nivelamento geométrico pode ser de dois tipos: o Geométrico simples e o Geométrico composto, dependendo do número de posições do nível não terreno.
1.2-NIVELAMENTO GEOMÉTRICO SIMPLES
Geometria, segundo a definição de nivelamento.


MIRA

PR ou AIℓA ℓB
ℓRN B
A
RN

hRN ha hB



Daí, pode-se deduzir a Relação fundamental do nivelamento geométrico:

AI (altura do Instrumento) = ℓRN + hRN
hA = AI - ℓA
hB = AI - ℓB
A diferença de nível entre os pontos, por exemplo, entre A e B, pode ser obtida pela diferença das leituras na mira ou diferençadas cotas ou altitudes correspondentes. Ou seja:


DN = ℓA - ℓB e DN = hB – hA, então: ℓA - ℓB = hB – hA


Esta é a relação fundamental do nivelamento Geométrico.
Então, o nivelamento geométrico simples é aquele em que de uma única estação (ponto onde está o aparelho) podem-se obter as distâncias verticais que se quer determinar.
:
É importante o conhecimento de cada parcela dasexpressões mostradas, pois cada uma tem um significado, na hora do registro e cálculo.

RN-REFERÊNCIA DE NIVEL: Referencial físico materializado em local seguro com cota ou altitude conhecida; Pode ser um marco de concreto, soleira de Igrejas, chapas metálicas cravadas em calçadas;
Visada ou Leitura à Ré: é a leitura na mira sobre um ponto de altura conhecida (ℓRN);
Visada Vante: é a leitura na mirasobre os pontos de alturas a serem determinadas (ℓA, ℓRB);
Plano de referência ou Altura do Instrumento: è a distância vertical entre a superfície de nível e o centro ótico do nível (por onde passa um plano horizontal) – AI ou PR;

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO COMPOSTO: é aquele em que é necessária mais de uma estação para a obtenção das distâncias verticais. Quer dizer, mudou uma única vez oaparelho, o nivelamento é composto. Na realidade este se compõe de uma série de nivelamentos simples, e o motivo para tais mudanças pode ser o relevo, um obstáculo e comprimento da mira.



MIRA
AI1
PR ou AI AI2
ℓA ℓB
ℓRN
A B ℓ’B ℓC
RN

hRN ha hBC
hC



Portanto, verificam-se duas posições do instrumento (AI1 e AI2) para obtenção das cotas, sendo que o novo plano (ou altura do Instrumento) foi formado no ponto B. As visadas no ponto B correspondem a uma vante de Mudança (pelo plano AI1) e uma de ré (pelo plano AI2).
3.4.3.3 CADERNETA DE NIVELAMENTO GEOMÉTRICO: é o documento para fins de registro dosdados coletados no nivelamento geométrico. Pode ter a seguinte forma:











As visadas de ré na caderneta são identificadas com o sinal + . Na Estaca 6 +12,00 há duas visadas, uma de vante e uma de ré, caracterizando a mudança de aparelho, portanto nivelamento geométrico composto. O processo de cálculo da caderneta está baseado na Relação fundamental, já exposta.

AI = ℓRN +...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construções
  • Construções Russas
  • tecnologia das construções
  • Construções em encostas
  • material de construções
  • Tecnologia das construções
  • patologia das construçoes
  • patologia das construçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!