Construções pesadas - metrô

Páginas: 18 (4371 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO
O trem subterrâneo é sem dúvida o mais eficiente meio de transporte urbano do mundo moderno, recebe diversas denominações: subway ou tube, nos países anglo-saxônicos; métropolitain ou métro, na França; subterraneo ou subte, na Argentina etc. Em português, adotou-se a denominação francesa, em Portugal pronunciado metro e, no Brasil, metrô.
O metrô é um sistema de trens, quecirculam quase exclusivamente por via subterrânea, utilizados para transportar grandes quantidades de passageiros nas áreas urbanas e suburbanas. Geralmente, para facilitar a construção, os túneis do metrô são feitos sob as ruas das cidades, mas também podem seguir caminhos alternativos que reduzem o trajeto. Não é raro encontrar túneis que cortam rios e baías ou braços de mar. Alguns trechos podemtambém ser de superfície ou elevados, como os de um trem comum.
Os metrôs constituem recurso fundamental para a boa circulação nas grandes cidades e, por isso, devem possuir grande capacidade de transporte e permitir aos passageiros facilidade de acesso. Uma de suas principais características é a independência técnica com relação aos outros meios de transporte, a que estão ligados apenas em pontos deconexão.
A criação do metrô resultou do rápido crescimento dos principais centros urbanos no século XIX e das distâncias entre os bairros residenciais e os locais de trabalho. Assim, já em 1843 se planejava em Londres a construção da primeira linha subterrânea de transporte, aprovada em 1854 e inaugurada em 1863. Inicialmente, foram utilizadas locomotivas a vapor, cujo combustível era o carvão.2. O METRO NO MUNDO
O metrô de Paris teve seu plano lançado em 1855 e começou a funcionar em 1900. Em 1896, Budapest inaugurava os primeiros quatro quilômetros de seu sistema de trens subterrâneos. Nos Estados Unidos, Boston foi a primeira cidade a possuir metrô, seguida de Nova York, que veio a ter o maior do mundo em número de linhas e estações. O metrô de Paris, considerado o mais bemresolvido, contava, na década de 1990, com quase 400 estações.
O metrô de Berlim foi inaugurado em 1902 e o de Buenos Aires em 1913. A seguir, vieram os de Atenas (1925), Tóquio (1927), Moscou (1935), Toronto (1954) e Lisboa (1959). No fim do século XX, mais de oitenta cidades do mundo já contavam com metrô. O de Moscou, outro dos maiores existentes, é famoso pela arquitetura elaborada das estações,sobretudo as mais antigas, decoradas com vitrais, estátuas e lustres de cristal. Em San Francisco, nos Estados Unidos, construiu-se o primeiro sistema completamente automático e informatizado, mas o de Washington D.C., com estações em abóbada de berço e vagões de alumínio, era o mais moderno na última década do século XX.
No Brasil, o metrô de São Paulo teve sua construção iniciada em 1968. Aprimeira seção foi inaugurada em 1975 e, no início do ano seguinte, 18km de linhas estavam entregues ao tráfego. Em 1979 foi inaugurada parte da segunda linha. A rede básica previa 66,6km. No Rio de Janeiro, as condições de perfuração do subsolo, mais difíceis, contribuíram para atrasar a obra. A linha prioritária, com 37,4km -- muitas vezes maior que o plano original -- teve a primeira seção prontaem 1979.




3. O METRO EM SÃO PAULO
O Metropolitano de São Paulo, conhecido popularmente como Metrô, é um sistema metropolitano que serve a cidade de São Paulo, operado pela empresa de capital misto do estado de São Paulo Companhia do Metropolitano de São Paulo. Fundada no dia 24 de abril de 1968, a empresa é responsável pelo planejamento, projeto, construção e operação do sistema detransporte metropolitano na Região Metropolitana de São Paulo. Tendo a maior parte de seu controle acionário associada ao governo do estado, é subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Integra também a Rede Metropolitana de Transporte de São Paulo. A empresa privada ViaQuatro opera a recém-inaugurada Linha 4 do sistema.
O metrô paulistano está em operação desde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metro
  • Metro
  • O Metro
  • Metro
  • Metro
  • Metrô
  • metro
  • Metro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!