construção

Páginas: 9 (2205 palavras) Publicado: 29 de junho de 2014
Lista 1 de Exercícios
1. Porque o uso de cal hidráulica não é recomendável na construção civil? Explique.
R: Apesar de seu nome, a cal hidráulica não é um produto apropriado para construções sob a água. Sua pega é muito lenta, o que a torna mais adequada a empregos de menor responsabilidade, principalmente em misturas denominadas cimentos de alvenaria.

2. Como é obtido o clinquer?
R: Oclinquer é o cimento na fase básica de fabrico, é um material sinterizado e peletizado, que é resultado da calcinação (1450º) da mistura do calcário, da argila e de componentes químicos como o silício, alumínio e o ferro.

3. Porque se utiliza cal nas argamassas e não no concreto?
R: Para a utilização em revestimentos, é necessário que se use a cal misturada com areia que possui as seguintesfunções:
- Tornar o material mais poroso, permitindo a penetração do CO2.
- Diminuir os efeitos de retração na secagem.
- Tornar a argamassa mais econômica.

4. Cite e explique as propriedades dos 4 compostos do cimento.
R: Clinquer, Gesso, argila pozolânica e calcário.
Clínquer: O clínquer é o principal item na composição de cimentos portland, sendo a fonte de SilicatoTricálcico(CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico(CaO)2SiO2.
Gesso: O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento.
Argila pozolânica: As pozolanas são originalmente argilas contendo cinzas vulcânicas, encontradas na região de Pozzuoli, Itália. Atualmente, materiais com origens diferentes mas comcomposições semelhantes também são considerados pozolânicos, tais como as pozolanas ativadas artificialmente e alguns sub-produtos industriais como cinzas volantes provenientes da queima de carvão mineral.

O processo de ativação de argilas é amplamente praticado pela própria indústria de cimentos, é geralmente realizado em fornos rotativos semelhantes àqueles utilizados na fabricação de clínquer oumesmo em antigos fornos de clínquer adaptados, trabalhando a temperaturas mais baixas (até 900 °C) e menor tempo de residência.
Calcário: O calcário é composto basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3), encontrado abundantemente na natureza. É empregado como elemento de preenchimento, capaz de penetrar nos interstícios das demais partículas e agir como lubrificante, tornando o produto mais plásticoe não prejudicando a atuação dos demais elementos. O calcário é também um material de diluição do cimento, utilizado para reduzir o teor de outros componentes de maior custo, desde que não ultrapassando os limites de composição ou reduzindo a resistência mecânica a níveis inferiores ao que estabelece a norma ou especificação. O calcário também alimenta o blane do cimento, tornando o cimento commais volume.

5. O que é etringita e como ela age no concreto?
R: Nos estágios da hidratação do cimento, a Etringita (C6 ASH32) pode ser formada. Isso ocorre com a supersaturação de Ca2+, seguida da precipitação de Ca(OH)2 ocorre uma rápida hidratação dos grãos de cimento gerando gel de C-S-H e etringita. A formação de gel de C-S-H e o intertravamento das partículas promovem a pega e oendurecimento.

6. Defina: início de pega, fim de pega e endurecimento.
R: Um cimento misturado com certa quantidade de água, de modo a obter uma pasta plástica, começa a perder esta plasticidade depois de um certo tempo. O tempo que decorre desde a adição de água até ao início das reações com os compostos de cimento é chamando de tempo de início de pega.
Convencionou-se denominar fim de pega asituação em que a pasta cessa de ser deformável para pequenas cargas e se torna um bloco rídigo.
A seguir, a massa continua aumentar em coesão e resistência, denominando-se esta fase de endurecimento.
7. Porque o cimento deve apresentar estabilidade de volume?
R: Para que um cimento seja estável é necessário que nenhum de seus compostos sofra (depois de endurecidos), expansão prejudicial ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construçao
  • CONSTRUÇÃO
  • Construção
  • Em construção
  • Em Construção
  • construção
  • Construcao
  • A construção do eu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!