construção sustentavel

Páginas: 43 (10714 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
Link: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/13.147/4495

Este artigo propõe uma leitura dos problemas da cidade de Recife em particular e brasileiras em geral, e alternativas de gestão comprometidas com a urbanidade e civilidade.
Urbanidade e civilidade são atributos que qualificam as relações das pessoas com as cidades. Eles estão hoje em permanente decadência no Recife,situação que se constata na deficitária qualidade urbanística das áreas periféricas, nos angustiantes problemas de mobilidade e segurança, na carência crônica de adequados níveis de saneamento, nos edifícios antissociais e excludentes que transformam a paisagem, na decadência urbana do centro da cidade e na total falta de cuidado e atenção aos componentes dos espaços públicos. Este diagnóstico colocao Recife num grau de preocupante subdesenvolvimento provocado pela falta de comprometimento genuíno com os valores éticos e sociais que poderiam transformá-la numa cidade digna de ser habitada e vivenciada.
Este documento propõe estimular um debate em tempos de eleições municipais que permita repensar a cidade e reconsiderar o atual modelo de planejamento urbano e territorial, na procura dealternativas que superem o atual paradigma comprovadamente deficitário para as necessidades e desafios de Recife e de outras cidades do Estado.
Mudar o foco
A cultura periférica que caracteriza nossa sociedade nos colocou sempre com o olhar no chamado "primeiro mundo", cujas cidades são exemplos eloquentes de urbanidade e civilidade conquistadas através de duras experiências históricas, valoresculturais afirmados na organização social e urbana e constante disciplina de planejamento e controle de gestão. Essa cultura de submissão para uma organização além das possibilidades imediatas da nossa realidade aumenta as distâncias entre o modelo almejado e a circunstância local. Olhares alternativos para situações similares à nossa permitem "descobrir" que bem perto, na sempre desconsiderada AméricaLatina, existem exemplos de sucesso em requalificação social e urbana que marcam caminhos factíveis de serem empreendidos para lograr uma efetiva transformação e dignificação das cidades.
As experiências em contextos similares, particularmente os difundidos casos de Bogotá e Medellín (1), permitem comprovar que a quebra do atual modelo de planificação fragmentado, interesseiro, sectário eexcludente torna-se imprescindível se o objetivo de uma gestão municipal genuinamente comprometida com o interesse geral é integrar e qualificar social e urbanisticamente a cidade. O exemplo vem dos nossos vizinhos, que souberam dar a volta por cima e mudar uma realidade extremamente adversa com determinação política e planejamento inteligente e integrado em benefício do interesse geral.
A periferiacomo centro
A consideração das complexas realidades sociais, físico-ambientais, econômicas e culturais é ponto de partida para superar a exclusão e a marginalidade, assim como resolver os angustiantes problemas de injustiça, insegurança e falta de dignificação urbana e convívio cidadão. A formulação e efetiva e urgente implementação de políticas de integração urbana e social constitui um objetivoessencial para atingir níveis adequados de urbanidade e civilidade.
A valorização das áreas periféricas constitui um dos pilares de uma gestão democrática na procura de uma efetiva integração cívica. A marginalidade e persistente injustiça que carcomem nossas sociedades impedem o desenvolvimento físico e social sustentável e equilibrado. Esta realidade manifesta-se cruamente na péssima qualidadedos espaços da cidade periférica e excluída, caldo de cultivo da delinquência que assola cotidianamente a todos os habitantes. A reconstituição só pode ser possível com políticas orientadas para uma efetiva dignificação desses setores excluídos, que constituem a maioria da população da cidade. As periferias devem transformar-se no centro da ação política, social e urbanística se queremos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construção sustentavel
  • Construção Sustentável
  • cONSTRUÇAO SUSTENTAVEL
  • Construção sustentável
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • Construção Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!