construção sustentavel

Páginas: 41 (10037 palavras) Publicado: 21 de julho de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR









CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS










MARINGÁ
2014












CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
. Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para disciplina de Projeto Integrador I do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Maringá, sob orientação da Prof.ª Janaína de Melo Franco.MARINGÁ
2014

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Telhado Branco.........................................................................................24
Figura 2 – Telhado Verde...........................................................................................26
Figura 3 – Tijolo deLã................................................................................................27
Figura 4 – Isolamento de Papel..................................................................................28
Figura 5 – Janela de Vidro Triplo...............................................................................29
Figura 6 – Bambu Substituindo o Aço........................................................................30
Figura 7 – Cisterna de Água......................................................................................33
Figura 8 – Concreto Sustentável................................................................................33SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
O setor da construção civil é um grande consumidor de recursos naturais e energéticos, além de gerador de muitos resíduos. Considerando a importância desse segmento na transformação domeio ambiente, o setor é cada vez mais objeto de preocupação.
A questão da sustentabilidade tem-se potencializado no segmento da construção civil e sua evidência dá-se pela grande quantidade e diversidade de qualificações e certificações existentes que corroboram a expressão “construção verde” ou “construção sustentável”, caracterizada por uma nova modalidade de construção civil denominada GreenBuilding (EPA, 2009).
O conceito mais difundido de desenvolvimento sustentável, ainda controverso, data de 1987, definido no Relatório Brundtland, ao fim da Convenção Mundial sobre Meio Ambiente, patrocinada pelas Nações Unidas, sob o nome Nosso Futuro Comum. Segundo ele, “é sustentável o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futurasatenderem às suas próprias necessidades” (CMMAD, 1987). A operacionalização do conceito exige rever os processos de produção, a partir do profundo conhecimento de seus impactos socioambientais.









2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desta pesquisa é identificar alterações no processo de planejamento e gestão de obras na construção civil e suas possíveis adequações aosconceitos, produtos e práticas de construção sustentável.
2.2 OBJETIVO ESPERCÍFICO
Identificar os requisitos necessários para obter certificação “verde” na construção civil.Descobrir novas técnicas e materiais sustentáveis para construção civil.














3 REVISÃO DE LITERATURA
3.1 DEFINIÇÃO
O setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivosglobais do desenvolvimento sustentável. O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos egasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.
Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge a construção sustentável. Na Agenda 21...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construção sustentavel
  • Construção Sustentável
  • cONSTRUÇAO SUSTENTAVEL
  • Construção sustentável
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • Construção Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!