Construção Sustentável

Páginas: 15 (3512 palavras) Publicado: 5 de março de 2015
SUMÁRIO
São apresentados nesta comunicação, os conceitos chaves de construção sustentável, os sistemas de avaliação desta tipologia de construção e especificam-se quais os mitos mais usuais, ilustrando a seguir a sua efectiva
realidade.
Palavras-chave: Construção sustentável, sistemas de avaliação da construção sustentável, Impacte Ambiental, Certificação.

1. INTRODUÇÃO - IMPACTOS
Aindústria da construção, respondendo às necessidades sociais e económicas, cria e implanta infra-estruturas (estradas, barragens, linhas de caminho de ferro), zonas urbanas (Edifícios e Parques),promovendo o crescimento (representava na Europa em 1999 – OCDE, 2003 - 9,7 % do Produto Nacional Bruto e 7,5 % do emprego) e suporte os processos de desenvolvimento. As atividades da sua tipologia induzemtambém, em muitos casos, alterações substanciais no ambiente, incluindo impactes ambientais muito significativos. Em muitos casos, esses impactes, ou pelo menos parte deles, são de carácter negativo e afetam decisivamente o ambiente atual e futuro.
A construção civil é uma atividade tendencialmente consumidora de recursos
e em muitos casos com um impacte significativo no ambiente, embora procurecrescentemente minimizar ou compensar os impactes negativos e valorizar os
impactes positivos (CANTER, L., 1995, CARPENTER, T. 2001).
Entre os sistemas construtivos, os edifícios são por vezes menos considerados, embora, em termos práticos, sejam neles que vivemos cerca de 80 % do nosso tempo. Associados ao seu ciclo de vida estão também elevados valores de
utilização de energia, água, matériaprima e produção de resíduos, entre outros.
IMPACTO AMBIENTAL DOS EDIFICIOS NOS EUA

2. CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Ao longo dos tempos a sustentabilidade tem sido definida e procurada, embora a assunção da sua importância tenha vindo a ganhar destaque em termos internacionais sobretudo nos anos 90. Uma das definições mais comuns é a da antiga Primeiro-ministro da Noruega H. Brundtland: “assegurar osrecursos suficientes para as gerações futuras terem uma qualidade de vida similar à nossa”1. O termo foi firmemente reconhecido na Cimeira Mundial do Rio em 1992, onde foi incluído nos documentos como um alvo a ser atingido pelo Mundo.
Dois anos mais tarde, em Novembro de 1994, foi efectuada a Primeira Conferência Mundial sobre Construção Sustentável (First World Conference for SustainableConstruction, Tampa, Florida), onde o futuro da construção, no contexto da sustentabilidade, foi discutido. A construção sustentável refere-se à aplicação da sustentabilidade às atividades construtivas, sendo definida como a criação e responsabilidade de gestão do ambiente construído, baseado nos princípios ecológicos e no uso eficiente de recursos.
Durante essa primeira conferência foram sugeridosdesde logo os seguintes seis princípios (KIBERT, C., 1994) para a sustentabilidade na construção:

1. Minimizar o consumo de recursos;
2. Maximizar a reutilização dos recursos;
3. Utilizar recursos renováveis e recicláveis;
4. Proteger o ambiente natural;
5. Criar um ambiente saudável e não tóxico;
6. Fomentar a qualidade ao criar o ambiente construído.
Esses seis princípios começaram por sera essência da operacionalização da perspectiva da construção sustentável e da identificação das áreas de desenvolvimento tecnológico. Contudo, a Construção Sustentável é, ainda hoje, um conceito novo para a Indústria da Construção. Mesmo o conceito de construção sustentável dispõe de múltiplas perspectivas e formas de a medir diferenciadas consoante as diferentes correntes.
.
Como contributopara a consolidação das estratégias destaca-se a assunção de uma Agenda 21 especificamente dirigida para a construção sustentável, em particular pela importante organização International Council for Building Research Studies and Documentation (CIB2) como um passo para assegurar a
consensualização das abordagens a implementar (CIB, 1999).
Nesse contexto as aproximações (KIBERT, C., 1999) da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construção sustentavel
  • Construção Sustentável
  • cONSTRUÇAO SUSTENTAVEL
  • Construção sustentável
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!