Construção Sustentável

Páginas: 8 (1904 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1. Introdução

Atualmente, é constante a busca por métodos mais eficientes de trabalho, que proporcionem atingir o melhor desempenho em menor prazo. É muito importante também dar um destino aos resíduos gerados pela população, onde o material não chegue a contaminar os mananciais existentes, garantindo um futuro melhor para as gerações posteriores. Agora imagine se além de preservar omeio ambiente e tudo o que este têm para nos oferecer, ainda fosse possível obter energia gratuíta que poderia ser utilizada para os mais diversos fins a um custo de implantação racional, viável e popular?
Este trabalho tem como principal foco o projeto de uma residência sustentável, onde todos ou uma grande parcela dos materiais e tecnologias empregados visam reduzir o impacto ambiental.
Oprojeto visa unificar as tecnologias de forma a baratear a execução, assim podendo ser disponibilizada para moradias de classe média ou com as devidas adaptações para classes inferiores.
Apresentaremos opções sustentáveis na Engenharia Civil que vão desde a construção da edificação, passando por sistemas que permitam economizar energia, chegando ao extremo de tratar os efluentes gerados pelosmoradores, aproveitando ao máximo o que a natureza fornece, construindo de forma mais eficiente, reduzindo desperdícios e matéria-prima, e ainda utilizar aquecimento solar para reduzir o consumo de energia elétrica.

2. Relatório de Brundtland


O Relatório, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, faz parte de uma série de iniciativas, as quais reafirmam umavisão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento, e que ressaltam os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. O relatório aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes.
No início da décadade 1980, a ONU retomou o debate das questões ambientais. Indicada pela entidade, a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, chefiou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar o assunto. O documento final desses estudos chamou-se Nosso Futuro Comum, também conhecido como Relatório Brundtland. Apresentado em 1987, propõe o desenvolvimento sustentável, que é “aqueleque atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.
Fica muito claro, nessa nova visão das relações homem-meio ambiente, que não existe apenas um limite mínimo para o bem-estar da sociedade; há também um limite máximo para a utilização dos recursos naturais, de modo que sejam preservados.





3. Tijolos Ecológicose Hidráulica

Desde 6000 a.C. o homem utiliza o barro para a construção de suas moradias com grande sucesso e até hoje é utilizado para revestir residências humildes com estrutura de bambu ou palha, o popular pau-a-pique.
O solo cimento pode ser usado tanto na sua forma maciça por meio de pilões ou na forma de tijolos modulares, que é o modelo que nos interessa.

3.1 DEFINIÇÃO


Otijolo modular de solo cimento consiste em utilizar uma mistura de cimento, solo e água no traço de 1:10 e a água deve ser colocada até a mistura adquirir a consistência ideal. Por possuir fabricação fria, já que não necessita de queima, e utilizar pouca água em sua cura, o impacto ao meio ambiente é muito reduzido, e sua fabricação se torna possível em qualquer lugar, possuindo o maquinárioadequado pode ser preparado no próprio canteiro.
Com o uso de formas especiais podem adquirir as mais diversas formas e possuem resistência máxima de até 6 MPa.
A matéria prima pode ser adquirida em terrenos próximos ou mesmo na própria obra.
Além disso, por possuírem planeza e regularidade de medidas, exigem uma quantidade mínima de revestimento; e por possuir um sistema de montagem modular,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construção sustentavel
  • Construção Sustentável
  • cONSTRUÇAO SUSTENTAVEL
  • Construção sustentável
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel
  • construção sustentavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!