construção rural - produtos ceramicos

Páginas: 8 (1981 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2014

PRODUTOS CERÂMICOS

Produtos cerâmicos são materiais de construção obtidos pela moldagem, secagem e cozimento de argila ou misturas de materiais que contem argila.
TIJOLO
Matérias (blocos) que rejuntados com argamassa formam paredes, pilastras e mesmo baldrames e alicerces.
Variam bastante quanto ao material, métodos de confecção e nas medidas. Os tipos mais utilizados são:tijolos maciços de barro cozidos, tijolos furados de barro cozidos, tijolos laminados de barro cozidos, tijolos de solo cimento prensadas, tijolos ou blocos de concretos. Onde estes dois últimos não são cerâmicos.
Algumas características de qualidade exigidas dos tijolos de barro cozidos:
Regularidade de forma e dimensões;
Cantos resistentes;
Massa homogênea (sem fendas, trincas e ouimpurezas);
Cozimentos uniforme (o cozimento é responsável pela regularidade de medidas);
Som metálico quando percutido com martelo;
Em alguns casos exige-se impermeabilidade;
Facilidade de corte.
Obs.: quanto a resistência mecânica, os tijolos maciços podem ser classificados em 1ª e 2ª categorias, conforme a carga limite de compressão que suportam.
1) ADOBE:
É obtido da argila simplesmenteseca ao ar, sem cozimento e usado em construções rústicas, podendo resistir até 7MPa. Em contato com água sua resistência torna-se novamente plástica.
2) TIJOLOS MACIÇOS:
São moldadas a mão ou máquinas em forma de madeira ou metálicas a partir de uma mistura de barro amassada. São colocados para secar terreiros nivelados, e revirados durante a secagem para diminuir o empenamento.Posteriormente, quando endurecem, são empilhados deixando possibilidade para circulação de ar. Nessa fase são cobertos com plástico ou palhas. Finalmente são cozidos a alta temperatura em fornos.
Dimensões próximas de 21 x 10 x 05 cm, são usuais. A dimensão é maior é o dobro da dimensão média, somada a junta. A dimensão menor é a metade da dimensão média. Isto é feito para facilitar o assentamento.O peso especifico de sua alvenaria é aproximadamente 1600kg/m3.
3) BLOCOS CERÂMICOS (tijolos furadas)
Fabricados em argila, moldados por extrusão, possuem furos prismáticos ou cilíndricos. São de maior dimensão que os maciços e de alvenaria mais leve (em torno de 1200 kg/m3).
São fabricados mecanicamente, secos à sombra e posteriormente queimados em fornos, observando os mesmosrequisitos do tijolo maciço.
Os mais comuns são de 6 furos e suas dimensões são variadas, por exemplo: 25 x 20 x 10 cm e 20 x 20 x 10 cm.
Comparativamente aos maciços possibilitam um maior rendimento da mão-de-obra e menor gasto de argamassa, entretanto no revestimento exigem um chapisco prévio.
Os blocos são classificados em estruturais e de vedação. Os estruturais sãoadequados a suportar cargas além do peso próprio da alvenaria, dispensando em alguns casos o uso de vigas e pilares de concreto armado. Os de vedação são utilizados na confecção de paredes divisórias internas e externas que necessitam apenas suportar o peso próprio.
Obs.: Limites estabelecidos pelas normas brasileiras:
Tolerância dimensional: ± 3 mm;
Desvio de esquadro: ± 3 mm;
Empenamento: ± 3mm;
Absorção de água: entre 8 e 25%.
Os limites impostos buscam assegurar uma melhor qualidade das obras, bem como facilidade e economia de mão-de-obra e de argamassa de assentamento e revestimentos. Os limites de absorção permitem uma aderência entre os blocos cerâmicos e a argamassas.
Outros dados que são usados em projetos são resistência ao fogo, resistênciatérmica, isolamento acústico, etc.
As famílias de blocos são completados por diversas peças de forma a evitar desperdícios e quebras, tais como: blocos inteiros, meio blocos, canaletas, peças jota, blocos para passagem de tubulações, etc.
Vantagens dos blocos cerâmicos (tijolos furados) sobre os tijolos maciços:
Menos peso por unidade de volume;
Diminuição da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produtos ceramicos
  • produtos cerãmicos
  • produtos cerâmicos
  • construção rural
  • Construção rural
  • Materiais Ceramicos na Construção Civil
  • Materiais cerâmicos para construção civil
  • a construcao de pre fabricados ceramicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!