Construção politicas sociais no brasil

Páginas: 14 (3313 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
1 INTRODUÇÃO
A igualdade de direitos ou igualdade de oportunidades, sempre ouviu isso em discurso político por que todos sabem que esse foi sempre o idealismo desde os primeiros séculos no tempo da palestina onde os conflitos contras os romanas existiam para diminuí-la a opressão que se segui a como povo, e todo esse historia vem sendo acompanhada por pessoa que lutam por um objetivo de ver omais carente de recursos (independente de qualquer que seja ele) alcançando níveis de independência social no meio em que vive. Todo esse trabalho foi desenvolvido, como foi dito anteriormente, por pessoas que tinham em sua personalidade o ato de ajudar, mas que com o passar dos anos essa atitude teve tanta importância que virou uma profissão que hoje se chama o Serviço Social, pessoas que possuiferramentas políticas para alavancar situações em prol da sociedade carente. O reconhecimento da assistência social como política pública, portanto como direito social, está relacionada às lutas da sociedade civil, e à promulgação da Constituição de 1988.
Existem varias maneiras de discorrer sobre esse assunto em todos os seus eixos, o importante ressaltar é que o processo de construção dasPolíticas Sociais Brasileiras aconteceu de forma gradual e diferenciada entre os diversos países, tendo como origem no capitalismo destinado prioritariamente, á classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos onde é legislada e controlada pelo Estado e se mantêm subordinada á política econômica.




2 DESENVOLVIMENTO

Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementossurgem em destaque: o trabalho e o capital.
As políticas sociais são alternativas governamentais, cada um faz a sua maneira, são ações implantadas pelo estado como objetivo a proteção social, visando à diminuição das desigualdades correntes do capitalismo. A política brasileira há a supremacia da política econômica sobre a política social, e assim fica mais difícil do estado conseguir garantir aefetiva proteção das pessoas, já que quando ocorrem às crises do capital os primeiros cortes são do estatal da política social. O estado coloca como se ele estivesse preocupado com as questões, mas ele acaba não resolvendo nada ele só demonstra preocupações nos discursos.
O estado criou as políticas sociais por que o estado capitalista é desigual na sua estrutura não foi permitidas igualdade eoportunidade de divisão de riqueza de maneira igualitária. Estado adotou, a partir daí, uma política de proteção ao trabalhador, incentivando o trabalho e o aumento da produção. Criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em novembro de 1930
O estado tem responsabilidade nas condições de vida e trabalho dos indivíduos, é através das políticas publicas e sociais que são distribuídos os bens eserviços sociais.
A partir do capitalismo, Surge então a Política Social advinda das classes operárias das revoluções industriais no Século XIX, e aí então o estado como estratégia entende a necessidade de intervir como um modelo de mediação entre o poder política e as ações grevistas que poderiam surgir e entre com a ação de instalar uma relação social para que o povo pudesse de certa formaperceber que havia interesse do Estado em ajudar nas necessidades do povo.
Entre o estado e sociedade civil, um amplo e heterogêneo conjunto de forças sociais foi protagonista do debate e das propostas para fazer frente à crise social, que desaguaram no processo constituinte do qual resultou a Constituição Federal de 1988.
A relação entre Estado e o processo de acumulação de capital e necessáriopara melhor visualizar as políticas sociais em seu contexto histórico. O intento era estar de olhos bem abertos nas áreas da saúde e no bem estar do trabalhador no que consistia em implantar assistência social, que prestava serviço social que oferecia consultas médicas, atendimentos psicossocial, proteção do consumidor e procedimentos educativos entre outros.
A proposta da área social sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das políticas sociais no brasil
  • A construçao das politicas sociais no brasil
  • A construção das politicas sociais no Brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das Políticas Sociais no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!