Construção poética bidimensional

Páginas: 21 (5003 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC
CURSO DE ARTES VISUAIS

SONIA MENDES

CONSTRUÇÃO POÉTICA BIDIMENSIONAL
UM OLHAR

CANOINHAS
2008

SONIA MENDES

CONSTRUÇÃO POÉTICA BIDIMENSIONAL
UM OLHAR

Projeto apresentado como exigência para a obtenção de conceito na disciplina de Construções Poéticas Bidimensional, do curso de Artes Visuais ministrado pelaUniversidade do Contestado – Campus Canoinhas sob a orientação da professora Carolina S. Carvalho

CANOINHAS
2008
LISTA DE ILUSTRAÇÃO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo estudar sobre a construção poética Bidimensional, dentro das características surrealistas, embasado em uma produção da artista brasileira Carolina Carvalho, mas para tanto sente-se a necessidade defalar sobre a função da arte na sociedade bem como sua contextualização histórica, representado pela obra “Formo a Forma” de (1998), onde a personalidade de cada sujeito esta intrínseco em sua produção originando uma função no tempo, e lugar causado pela experiência estética de cada um, ao interagir com o meio exterior, que esta sempre em constante transformação. Dentro destas perspectivastemos por objetivo pesquisar as possibilidades praticas e teóricas da construção poética bidimensional através da linguagem do desenho e da pintura na retratação de “Um olhar’, a partir da leitura de Imagem da obra “Formo a Forma” de Carolina Carvalho, tendo por especificidade conhecer a teoria sobre as características surrealistas, a fim de entender as características da produção bidimensional daartista Carolina Carvalho, estudando o desenvolvimento das linhas compositivas, dos elementos formais dentro da linguagem do desenho e da pintura nas características surreais, observando a construção do olhar no processo criativo.

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

A leitura da imagem propicia um aspecto de significação perceptível, e outras intimamente ligadas ao mundo das idéias, doscomportamentos, dos conceitos, das crenças, das ideologias, que são necessárias “ler”: compreender, interpretar, produzir sentido, concordar ou discordar. Para tanto, o leitor precisa observar com muita atenção, utilizar sua memória para analisar o implícito e o pressuposto, buscar sua orientação espacial junto ao sentido da dimensão da imagem, associar o pensamento lógico e criativo, e assim essa gama deinformações vai nos permitindo perceber como os elementos da linguagem visual vão se organizando como: formas, linhas, cores, sombras, luzes, figuras, paisagens, cenários, perspectivas, pontos de vista histórico e ideológico do autor, e possíveis oposições operantes pelo leitor, contrastes, texturas, efeitos especiais, etc. E perceber como esses elementos agem em associação na produção do sentidodo leitor, interagindo ativamente às demais informações, conceitos concebidos e acumulados pela sua experiência de vida, pela cultura adquirida e compartilhada.

1.2 PROBLEMA

Para desenvolver a leitura da imagem, bem como a percepção para as linhas compositivas e os elementos formais, questionamos: É possível promover a leitura de imagem partindo das primeiras impressões sobre asimagens? Compreendemos que toda a interpretação é possível, mas, o que faz com que o sentido de uma imagem não seja qualquer um? Podemos dizer que leitura seria dizer o que está escrito, ou, é necessário desenvolver processos de alfabetização estética, para então realizar um processo de interlocução imagem-leitor-mundo que seja mais significativo? Acreditamos que na proposta para desenvolver ainterpretação ou compreensão de determinado objeto estético, e dentro da linguagem do desenho e da pintura, será preciso que efetive-se, primeiramente um processo de alfabetização que considere a complexidade da linguagem visual, dentro do processo de construção do desenho.

1.3 HIPOTESES

Consideramos que são muitos os fatores que influenciam na compreensão estética, dentre eles o meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poética
  • Poéticas
  • Poetica
  • poetica
  • movimento bidimensional
  • Distribuicao Bidimensional
  • DESENHO BIDIMENSIONAL
  • ATD Bidimensional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!