Construção histórica das políticas sociais no brasil

Páginas: 2 (305 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2012
Já nas formulação de Marshall (1967) sobre a cidadania, em 1949, o tema da política social ganha um novo estatuto teórico, destacando-se o padrão de bem-estar social europeu, naspostulações liberais em que a educação era o único direito social incontestável, tendo sido esta, categoricamente definida como uma igualdade humana básica. Sustentando que, o conceito decidadania, em sua fase madura, comporta: asliberdades individuais expressas, pelos direitos civis - direito de ir e vir, de imprensa, de fé, depropriedade , os direitos políticos - de votar eservotado, de participar do poder político; e os direitos sociais, caracterizados como o acesso a um mínimo de bem-estar econômico e desegurança, com vistas a levar a vida de um sercivilizado.
Com o neoliberalismo, o desemprego estrutural tende para o aumento de programas sociais, as demandas do capital em torno dos superlucros apontam para a diminuição dos gastossociais. Tendo como resultado, um processo conflituoso de negociação e luta de classes e seus segmentos, que se colocam em condições desiguais nas arenas de negociação disponíveis no Estadodemocrático de direito, o que leva a conflitos também extras institucionais.
Diante dessas e de outras não citadas interações, podemos claramente constatar, que a política socialatendeu às necessidades do capital e do trabalho, como questão de sobrevivência, configurando-se, nesse contexto da estagnação, como um terreno importante da luta de classes: da defesa decondições dignas de existência, em face da ofensiva capitalista em termos do corte de recursos públicos para a reprodução da força de trabalho. E que a tradição marxista propicioufecundos argumentos para uma explicação do significado social da política social na dinâmica da produção e reprodução das relações sociais no capitalismo de ontem e de hoje.


Fonte:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a construção historica da participação na politica social do brasil
  • A politica da assistência social e a construção histórica da politica pública da seguridade social no brasil.
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das políticas sociais no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!