Construção do conhecimento

Páginas: 7 (1727 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
INFORMÁTICA EDUCACIONAL Cristian Fabiano Eisenhut RESUMO É de conhecimento de todos que as novas tecnologias estão adentrando em todas as áreas e com a educação não seria diferente, o objetivo desta pesquisa é questionar sobre o conhecimento e a opinião sobre a inclusão de novas mídias auxiliares no desenvolvimento educacional. No dia 05 de junho de 2009 uma pesquisa foi realizada nos Campus deGravataí entre os universitários de uma determinada turma de instrumentalização científica composta de 54 alunos entre homens e mulheres, com um nível de confiança de 95% e erro de mais ou menos 10%. A partir da presente pesquisa concluiu-se que 40% dos homens e a minoria das mulheres preferem o uso de lousa e 50% das mulheres acham o uso da mídia a melhor aplicação na formação educacional, sendode muita ajuda no desenvolvimento educacional. Palavras-chave: Informática educacional – informatização –educação tecnológica ABSTRACT

It is of knowledge of all that the new technologies are penetrating in all the areas and with the education it would not be different, the objective of this research is to question on the knowledge and the opinion on the inclusion of new auxiliary midias in theeducational development. On June 05, 2009 a research was accomplished at the Campuses of Gravataí among the university students composed of 54 students between men and women, with a level of trust of 95% and I wander of more or less 10%. starting from to present research it was ended that 40% of the men and the women's minority prefer the flagstone use and 50% of the women find the use of the mediathe best application in the educational formation, being of a lot of help in the educational development. Keywords: educational computer science - computerization - technological education

1

INTRODUÇÃO O uso da informática melhora a capacidade cognitiva dos indivíduos, coloca as informações extremamente próxima das pessoas. Educação é uma coisa especial, assim como a Saúde. Não gostariaque uma educação de segunda qualidade me fosse vendida como excelente por um marketing bem feito. Acabamos confundindo acesso à informática com inclusão digital. Quando as duas situações são distintas. Enquanto uma é de suma importância, outra é mera conseqüência da evolução. Educar não é um processo simples de transmissão de informação, não adianta muito ter acesso as ferramentas se não há um meiodireto de aprendizagem de qualidade. Como um monitoramento onde a dinâmica seja de troca de eperiência e conhecimento, gerando interesse por absorver informação de conteudo. Buscando introduzir verdadeiramente as pessoas no mundo globalizado e dependente da ferramenta digital que move a atualidade. Motivando os jovens a fazer uso de tal para um bem a sí próprio, adquirindo conhecimento e rejeitara marginalidade.
Segundo FRANCO: “Com a explosão da informática e da Internet passou-se a considerar que disponibilizar informação – como por exemplo em uma página da Internet é um processo educativo. Será mesmo?...O que temos hoje no Brasil não é falta de informação, precisamos muito mais urgentemente de gente civilizada que não pense que virar bandido é mais interessante que ganhar a vidahonestamente. Informação pode ser conseguida por vários meios em infinita quantidade, a toda hora e de qualquer lugar. (FRANCO, marcelo 1998)

Com as rápidas transformações nos meios e nos modos de produção, resultado da revolução tecnológica e científica, estamos entrando em uma nova era da humanidade. A natureza do trabalho e a relação econômica entre as pessoas e as nações sofrerá enormestransformações, mudando a natureza do que hoje podemos entender por profissão. Neste quadro a educação não apenas tem que se adaptar às novas necessidades como, principalmente, tem que assumir um papel de ponta nesse processo.
...a educação vive, na atualidade, uma mudança de paradigmas diante de uma sociedade letrada e tecnológica, que demanda um novo perfil de cidadão. (SANTOS ABREU)

2

O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção do conhecimento
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • Construção do Conhecimento
  • Construção do Conhecimento
  • Construção do conhecimento
  • coNSTRUÇÃO CONHECIMENTO
  • Na construção do conhecimento
  • a construçao do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!