CONSTRUÇÃO DE VIVEIROS ESCAVADOS E DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA PISCICULTURA

Páginas: 16 (3971 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CONSTRUÇÃO DE VIVEIROS ESCAVADOS E DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA PISCICULTURA
Marillyse Vieira; Mayara Pereira; Murillo Azevedo.
Informações Gerais
A construção dos viveiros e as estruturas hidráulicas representa o maior custo na piscicultura e depende da topografia, tipo de solo, cobertura vegetal, captação da água e necessidade de drenagem, design dos viveiros, número e tamanho dosviveiros, necessidade de outras infraestruturas, etc.
A construção adequada dos viveiros é importância para o manejo correto da piscicultura, e consequentemente para o aumento da produtividade e lucro do produtor.
Descrição das Principais Estruturas de Cultivo: Barragem, Tanque e ViveiroBarragem:
As barragens são estruturas em terra que apresentam a função de formar grandes coleções de água,originadas de uma fonte natural.
Os vales mais amplos e pouco inclinados originarão represas grandes e de profundidade média (2 a 4 m). Os vales mais fechados originarão represas mais profundas, porém o dique será menor e com isso seu custo de construção diminui.
Nos açudes para engorda de peixes, é aconselhável que a profundidade não seja superior a 3 m. As represas e açudes profundos não sãoadequados à criação de peixes, pois possuem uma extensa zona onde não ocorre a ação direta da luz solar e com isso a concentração de oxigênio será baixa.
Tanque:
Os tanques são reservatórios de pequenas dimensões, construídos em alvenaria de tijolos e/ou concreto, em fibra de vidro, ou de qualquer outro material disponível no mercado. O fundo pode ser de terra, e as paredes podem ser verticais oupodem apresentar uma pequena inclinação. Exigem menos cuidados para sua manutenção, tendo maior durabilidade.
Os tanques de alvenaria são relativamente caros, mas podem ser utilizados no cultivo de peixes ornamentais, para manutenção de reprodutores após a indução hormonal, ou mesmo os raceway.
Viveiro:
Os viveiros são reservatórios construídos em solos naturais. Viveiros exibem condições maispróximas daquelas em que os peixes vivem em seu ambiente natural. São construções menos onerosas, mas necessitam de maiores cuidados com sua manutenção, exigindo reparos periódicos.
Os viveiros escavados são estruturas de cultivo mais utilizadas no Brasil e no mundo. Estes são construídos por meio de maquinários como escavadeiras e tratores e de acordo com o tipo de construção podem ser classificadocomo viveiro escavado, semi-escavado e superficial ou elevado.
Para reduzir a movimentação de terra, os viveiros podem ser semi-escavdo. É feita uma escavação e, ao mesmo tempo, o material que é retirado do interior do tanque é colocado nas laterais para formar um pequeno dique. Neste caso, o solo superficial (orgânico) não deve ser utilizado no dique.

Fonte: Embrapa, 2013.
Identificação econhecimento sobre divisões da infraestrutura, dimensões e formatos dos viveiros escavados: talude, profundidade, crista, tamanho, formato, etc.
Figura 16 - Ilustração das características gerais dos viveiros de piscicultura.
Formato, Disposição e Tamanho dos ViveirosO formato, a disposição e tamanho dos viveiros vão depender do objetivo a qual a piscicultura se destina e será realizado por meiodo planejamento da produção de peixes. Estas informações deverão está descritas no levantamento planialtimétrico.
Quais os benefícios?
Melhorar o aproveitamento da área e a redução nos custos de implantação do projeto, otimizando as operações de cortes e aterros (movimentação de terra);
Dimensionamento adequado da piscicultura e uma melhor locação das estruturas hidráulicas de abastecimento eescoamento, bem como das redes elétricas necessárias instalação de equipamentos;
Maior facilidade operacional, através da padronização nas dimensões dos viveiros, o que possibilita o uso mais eficiente dos equipamentos como redes e aeradores, bem como a padronização da estocagem, do manejo alimentar e procedimentos para as transferências internas dos peixes, reduzindo os erros e facilitando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • construção viveiros 01
  • construção de viveiros florestais e controle de pragas
  • Construção de viveiro de mudas sustentável no Campus de Ourinhos com vista na recuperação de áreas degradadas
  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • Piscicultura
  • Piscicultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!