Construção de um biorreator de baixo custo, com dois diferentes tipos de suporte para micropropagação de cecropia sp.

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Construção de um biorreator de baixo custo, com dois diferentes tipos de suporte para micropropagação de Cecropia sp.



Resumo:

Os biorreatores, também denominados incubadoras semi-automáticas de mudas, podem ser conceituados como equipamentos para cultivo sob imersão temporária ou permanente de qualquer tipo de propágulo que possa ser utilizado na micropropagação. Consiste num métodomuito vantajoso em relação ao sistema tradicional de produção de mudas. Alguns biorreatores estão disponíveis comercialmente, para a propagação de um grande número de espécies, incluindo aquelas de interesse econômico e para reflorestamento. Este projeto terá como objetivo, desenvolver um biorreator de imersão temporária, com baixo custo e de fácil montagem e operação. Além de testar dois tipos desuporte nos frascos do biorreator (pet granulada e vermiculita mineral), através da avaliação do crescimento de plântulas de Cecropia sp. O sistema utilizará garrafas PET (politereftalato de etileno) como frascos de cultivo, interligados por tubos flexíveis e ordenados em posição decrescente. A solução nutritiva será armazenada num reservatório com bomba hidráulica para alimentação do sistema defrascos. Os ciclos de imersão serão programados através de timer digital. Serão montados dois biorreatores, um que empregará como suporte a vermiculita mineral e outro, o granulado de PET. Para a avaliação destes dois tipos de suporte, serão cultivas plântulas de Cecropia SP, as quais serão avaliadas quanto a alguns parâmetros de crescimento, ao final do período da micropropagação.Introdução:

Milhões de plantas são produzidas anualmente, em todo o mundo, por meio da micropropagação. Esta técnica é especialmente importante para produção de plântulas de culturas de interesse comercial, e de reflorestamento. A metodologia tradicional de micropropagação baseia-se no emprego de biorreatores.
Os biorreatores, também denominados incubadoras semi-automáticas de mudas, podem serconceituados como equipamentos para cultivo sob imersão temporária ou permanente de células, gemas, embriões, ou qualquer tipo de propágulo que possa ser utilizado na micropropagação (TEIXEIRA, 2002). Os biorreatores funcionam a partir de um sistema de frascos interligados por tubos de borracha flexível. Nos frascos ficam os materiais a serem propagados em meio de cultura líquido, e recebem ar e soluçãonutritiva por aspersão ou borbulhamento através dos tubos (TAKAYAMA e MISAWA, 1981; TAKAYAMA e AKITA, 1994). Nestes compartimentos são acondicionados suportes para retenção de água e nutrientes, como por exemplo, espuma de polietileno, placas de isopor, granulado de PET e vermiculita mineral. Estes equipamentos oferecem uma série de vantagens em relação ao sistema convencional: permite monitoramentodas condições de cultivo; diminui perdas por ocorrência de patógenos; gera economia de tempo e espaço, uma vez que as plântulas se desenvolvem mais rapidamente, são uniformes, e geram maior biomassa; além disso, o processo é menos oneroso, pois emprega menos mão-de-obra (LEMOS et al, 2001, TEIXEIRA, 2002).
A micropropagação pode ser empregada para a produção de mudas para reflorestamento, entreelas as espécies do gênero Cecropia SP, amplamente utilizada por ser pioneira e exibir rápido crescimento (GODOI e TAKAKI, 2004).


Justificativa:
O desenvolvimento de um biorreator de baixo custo, de fácil operação e montagem de seus módulos, é uma alternativa aos biorreatores disponíveis comercialmente. A criação de um sistema com diferentes frascos de cultivo e semi-automação do fornecimentode solução nutritiva em ciclos pré-determinados permite a sua aplicação na micropropagação de diferentes espécies vegetais, de interesse comercial e para reflorestamento. Alternativamente, também pode ser utilizado como técnica-suporte em casas de vegetação em que são cultivadas espécies de ciclo de vida relativamente curto, para fins acadêmicos e de pesquisa. Além disso, permite o cultivo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção de um eletrocardiógrafo de baixo custo
  • CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE DE QUALIDADE A BAIXO CUSTO
  • CONSTRUÇÃO DE UMA PILHA DIDÁTICA DE BAIXO CUSTO
  • Herpes uma infec o muito comum que causada por um dos dois tipos diferentes de v rus
  • Construção de um biorreator de leito fixo
  • Dois diferentes conceitos de didática
  • Habitação Popular de Baixo Custo
  • <casas de baixo custo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!