Construção de missão e valores

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Construção de Missão, Visão e Valores

Os elementos de identidade social de uma empresa são a Missão, a Visão e os seus Valores. Eles são a síntese de um conjunto complexo de premissas que estão na mente dos empreendedores, mas que quase nunca estão explícitas sobre a mesa. Estas premissas são descritas por Peter Drucker no paper “The Theory of the Business” [1994].

Drucker as separa em:premissas sobre o ambiente, premissas sobre a missão da empresa e premissas sobre as competências essenciais. Ele afirma que estas premissas devem ser adequadas à realidade e ainda que elas devem ser adequadas umas às outras em um fit, um arranjo único, de execução. Este “fit” foi descrito de forma expandida por Michael Porter no paper “What is Strategy” [1996], onde ele afirma que estratégiacompetitiva significa deliberadamente escolher um conjunto específico de atividades que produzem um mix único de valor. Os dois autores enfatizam a importância deste processo ser explícito e amplamente compreendido pela organização toda.

A construção da Missão é, provavelmente, a que requer mais esforço intelectual. Missão se constrói da parte para o todo, entendendo cada uma das propostas de valorque podemos entregar e escolhendo conscientemente aquelas que vamos de fato oferecer. Aqui deverão ser feitos os trade-offs que Porter define como essenciais à estratégia, aqueles que limitam propositalmente o que ofertamos. E isto define claramente uma boa discussão sobre Missão. Missão é o que fazemos, e fim.

Embora normalmente a Missão tenha um tanto de aspiração em sua redação, elabasicamente descreve a a razão de ser. E ela muda sim com o tempo, ajustando-se continuamente ao fluxo da realidade.

A segunda construção essencial é sobre Valores. Muitas vezes feita de forma equivocada. Valores não podem conter elementos de aspiração. Valores não são escritos para o mercado. Os valores são bens inegociáveis. A meta é atingir a missão e atingir a visão, mas não à custa dos valores. Osvalores são a expressão íntima da identidade e da singularidade de uma empresa

Em termos simples é a lei da empresa. É o que pode e o que não pode dentro da mesma. No começo os valores de uma empresa são os valores de seus donos e está certo ser assim. Com o tempo, pode ser que os valores da empresa e os dos donos comecem a divergir, e isto também está certo ser assim.

E a terceiraconstrução essencial é a de Visão. Se Valores representam quem a empresa é e Missão é o que ela faz, Visão é o que ela quer atingir. A visão é o que se quer alcançar. É o destino. Deve, assim co9mo a missão, ser simples e pautada.

A Visão também é construída da parte para o todo. Uma visão, para ser realmente útil como um destino a ser alcançado, deve ter muito foco. E isto passa por entender claramentequais são as áreas chaves de resultado que precisam ser focadas para a construção do futuro. A Visão deve ser uma síntese, construída a partir das descrições do estado futuro ideal, sempre levando em conta os valores.

É a partir destas descrições que serão construídos os planejamentos estratégicos dos próximos anos e é em direção a elas que devem ser construídos todos os objetivos de curto emédio prazo, aqueles que vão efetivamente ser buscados no dia a dia pela gestão do negócio. Então os elementos clássicos de Identidade (Missão, Valores, Visão, Propostas de Valor) são uma síntese que tem a função de comunicar de forma simples algo muito mais complexo. Quando não é feito desta forma, são apenas palavras vazias.
Se forem claras, enxutas e objetivas todos vão reconhecer, todos vãoguardar.
"10 tópicos da Arte da Inovação"
O famoso guru-empreendedor Guy Kawasaki roubou a cena do 1o dia deExpoManagement 2011, com sua palestra "Regras para Revolucionários" ou "A Arte da Inovação".
Roubou a cena porque Guy é um excelente palestrante, do tipo nova geração. Material bonito e não cansativo, fundo preto, poucos slides, com muitas imagens simples e quase nada de texto. Usa os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Missao e valores
  • Missão, valores
  • missao valores
  • Missao e valores
  • Missao valores
  • Missao E Valores
  • Construção de valores
  • Política, missão, visão e valores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!