Construção das políticas sociais no brasil

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL



A política social no Brasil foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversos países; tendo sua origem no capitalismo, com a classe trabalhadora lutando por seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada á política econômica.
A partir do capitalismo, surge a política social, construída pormeio das mobilizações das classes de operários vindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi então entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos.
Em seu percurso histórico a Política Social brasileira vai encontrar naConstituição de 1988 uma inovação: a definição de um sistema Seguridade Social para o país, colocando como desafio a construção de uma Seguridade Social universal, solidária, democrática e sob a responsabilidade do Estado. A Seguridade Social brasileira por definição constitucional é integrada pelas políticas de Saúde, Previdência Social e Assistência Social e supõe que os cidadãos tenham acessoa um conjunto de certezas a seguranças que cubram, reduzam ou previnam situações de risco e de vulnerabilidades sociais. Para a Assistência Social, com esta inclusão no âmbito da Seguridade Social tem início a construção de um tempo novo. Como política social pública, começa seu percurso para o campo dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal.








Aintervenção do Estado como medida de políticas sociais consistia na implantação de assistência social, de prestação de serviços sociais, que contemplava uma diversidade de informações e ações, como adoção, internamento, reabilitação, consultas médicas, atendimento psicossocial, reinserção social.
As medidas jurídicas também eram compreendidas como política social; por exemplo, a proteção doconsumidor e a normatividade dos procedimentos educativos. E também era medida de políticas sociais a construção de equipamentos sociais e de subsídios.
As políticas sociais são classificadas conforme seus objetivos, como curativas e preventivas, primárias, secundárias e terciárias, terapêuticas e promocionais. São de acordo com o seu publico alvo: crianças, jovens e idosos e por critérios denormalidade e anormalidade, doentes, excepcionais, inválidos psicóticos, desaptos sociais etc.
Essas classificações acabam por separar, isolar e controlar as políticas sociais. A política social acaba por estigmatizar a população, quando se separa por idade, normalidade ou anormalidade, transformando e reforçando a concepção de desviantes e desintegrados.
A política social basea-se na manutenção daordem social, tendo como função reintegrar os indivíduos à sociedade.
É fundamental considerar a evolução das políticas sociais e como se mudam as categorias que denominam a clientela na tentativa de melhor significálas. Como exemplo: menores delinqüentes passam a ser menores carentes. Muda-se a denominação, mas não mudam as propostas das instituições.
A população parece menos repressiva emais humana. Nessa etapa da sociedade capitalista, a humanização, manifesta-se pela preocupação com os direitos humanos, a valorização humana, com a igualdade de oportunidades, com a melhoria da qualidade de vida e com a dívida social.





Mas acontece que o capital globalizado continuara dependendo do Estado para a realização de políticas sociais, pois esse seguirá cumprindo o papel derealocar recursos desigualmente distribuídos pela lei de mercado. Quanto mais fortes a receita e mais livre as forças do mercado, maior será a concentração de capital em mãos de poucos e maior a necessidade de um agente que distribui os recursos para impedir o caos social e garantir a continuidade do processo de acumulação global.
As relações estruturais tradicionais entre o estado, o mercado e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das políticas sociais no brasil
  • A construçao das politicas sociais no brasil
  • A construção das politicas sociais no Brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!