Construção da profissão docente no brasil

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Construção da profissão docente no Brasil

Através da organização e expansão dos sistemas escolares a profissionalização da carreira docente vem ganhando certa aceitação. Visto que a visão dadocência anteriormente partia de uma visão de vocação ou sacerdócio.
Com o desenvolvimento da sociedade à modernidade, a sociedade passou para um patamar de um oficio em busca de profissionalização.Na entrevista podemos analisar através da declaração do professor Mario Riquelme que há muito a ser conquistado pelos professores que ainda não têm o reconhecimento que merecem.
Continuando aanalisar através dos dados da enquete, notamos que entre os alunos de ensino médio nenhum deles citou interesse em seguir carreira docente. Ao avaliarmos os dados e a situação da profissão no Brasilvemos que parte dessa “rejeição” deriva de uma precariedade que infelizmente esta muito presente na maioria das salas de aula.
Ao vermos a opinião dos alunos de nível universitário com relação aosprofessores, podemos ver repetidamente o discurso que é uma profissão importante, no entanto não valorizada. Essa tão mencionada valorização é sim almejada não só pelos alunos, mas por professores tambémno depoimento do professor Mario Riquelme ele afirma que no inicio de suas atividades como professor a dificuldade encontrava-se em torno dos recursos didáticos, e hoje com toda a tecnologia não é oproblema, agora a dificuldade encontra-se principalmente no reconhecimento e respeito na relação professor e aula, e do governo com os professores.
Os alunos de ensino médio apresentaram em cercade 75% que um bom professor além de tudo tem que ser amigo, demonstrar preocupação pelo aluno. Entramos então em mais uma face da precarização que torna do professor uma espécie de “canivete deofícios”, anterior mente um professor era visto como o mestre, e os alunos tinham um respeito e estima muito grande. Ao vermos os depoimentos dos alunos notamos a diferença de pensamento, com todo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção social da profissão docente no brasil: uma rede de histórias.
  • Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil
  • Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil
  • História da Profissão Docente no Brasil
  • a história da profissão docente no brasil
  • “Desafios e perspectivas da profissão docente no brasil contemporâneo”
  • profissao docente
  • Profissao docente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!