CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
091440000
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
cURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
lorrany fernandes da silva
caracterização socioinstitucional
02413000
Trindade
2014
5567800262101
lorrany fernandes da silva
caracterização socioinstitucional
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,para a disciplina de ÉticaProfissional, Família, Cultura e Sociedade, Política Social II
Prof. Clarice da Luz Kernkamp
Prof. Maria Angela Santini
Prof. Maria Lucimar Pereira
Trindade
56788913213102014
Sumário
1. INTRODUÇÃO04
2. DESENVOLVIMENTO 05
3. CONCLUSÃO10
4. REFERÊNCIAS11
5678805323461
INTRODUÇÃO
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) constitui-se numa unidade pública estatal,responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Essaatenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O CREAS deve, ainda buscar, a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimentodos recursos para a superação da situação apresentada.
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos CREAS devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização deproteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Os CREAS podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento. Caso não seja verificado que a demanda seja para atendimento no CREAS, a família deve ser encaminhada para ainstituição que ofereça o serviço adequado para o seu caso.
Os municípios em gestão inicial e básica que implantarem o CREAS deverão ofertar o serviço de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, podendo de acordo com sua capacidade e por meios próprios, ampliar o atendimento para as demais situações de risco e violação de direitos. O CREAS está localizado no municípiode Trindade-GO, na região Central.
FLUXO DE ATENDIMENTO CREAS
Procura espontânea→ Busca ativa→ Encaminhamentos do sistema de garantias de direitos e da rede socioassistencial→ Recepção→ Acolhida→ Plano de atendimento à família→ Visitas domiciliares→ Encaminhamento para rede socioassistencial→ Atendimento psicossocial individual e /ou em grupos→ Atividades socioeducativas→ Orientação jurídica→Monitoramento e avaliação→ Reprogramação do plano de atendimento→ Desligamento
DESENVOLVIMENTO
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, tem como objetivos: Fortalecer as redes sociais de apoio a família; Contribuir no combate a estigmas e preconceitos; Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência, visando suaintegridade física, mental e social. Tem também a finalidade de prevenir o abandono e a institucionalização e fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.
As ações devem ser desenvolvidas tendo como referência as garantias constitucionais, a LOAS, a PNAS, a NOB/SUAS, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!