Construção Civil

Páginas: 9 (2147 palavras) Publicado: 12 de julho de 2015
1. Introdução - A Construção Civil

O nome construção civil é dado a todo tipo de construção que interaja com a comunidade, cidade ou população. O nome construção civil se deve ao fato que antigamente a engenharia era dividida em: civil e militar. Compreende-se construção civil tudo que necessita de engenheiro e arquiteto civil, juntamente com outros profissionais de outras áreas doconhecimento. No Brasil, a construção civil tem grande relevância e esse fato se deve ao êxodo da população para os municípios pólos e isso leva a edificação de novas estruturas para abrigo e disposição das pessoas.

O bem estar das pessoas, acessibilidade, inclusão social e divisão entre espaços públicos e privados, são assuntos diretamente ligados a construção civil. Todos estes aspectos dependem da áreapara que se concretizem com total eficiência.

A indústria da construção civil é dividida em três subsetores: edificações, construção pesada e montagem industrial. O subsetor de edificações é responsável pela construção de imóveis residenciais, comerciais ou industriais, públicos ou privados e pode ser realizado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Esse subsetor é de extrema importância,visto que, segundo o IBGE, é o responsável por mais de 90% do número de estabelecimentos da construção civil e mais de 82% de empregos do setor construtivo.

O subsetor da construção pesada visa a construção de infraestrutura de transportes, energia, telecomunicação e saneamento. Já o subsetor de montagem industrial é responsável pela montagem de estruturas metálicas, sistemas de geração deenergia, de comunicações e de exploração de recursos naturais.

O engenheiro civil detém da área de materiais e técnicas da construção civil. Ele estuda as propriedades, o uso e a dosagem dos materiais, além de planejar, fazer o orçamento e executar as obras.




2. História da Construção Civil no Brasil

A história da construção civil no Brasil é alternada entre investimentos do setor publico e osetor privado. O primeiro grande salto da construção civil no país aconteceu na década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas. Um forte investimento estatal na área fez com que a década fosse considerada o auge da construção civil no Brasil e assim passou a deter grande conhecimento na tecnologia do concreto. Na década de 50, os investimentos ficam a cargo do setor privado, entretanto na décadade 1970, durante o regime militar, a presença estatal passa a ser maior. Em 1980 começa a haver um retorno do capital privado na construção civil e juntamente uma maior preocupação com a qualidade do produto final e por isso as construtoras investem mais em mão de obra qualificada. Esta breve introdução sobre a história da construção civil no Brasil mostra que, o setor se mantém revezando entreinvestimentos privados e estatais.

Dos 514 anos do Brasil, 400 anos foram de construções feitas pelos futuros proprietários do imóvel e os últimos 100 anos foram de completas transformações.

No Brasil o processo construtivo começa logo após a chegada dos colonizadoress em terras brasileiras. As técnicas utilizadas nos processos construtivos foram: taipa (barro) de mão e taipa-de-pilão (socada),sendo mão de obra escravo e do próprio morador.

Como já citado, em 1940 o Brasil teve seu grande auge na construção civil e passa a ter grande conhecimento na área, principalmente em concreto armado. A partir de 1950, define-se uma forma de trabalhar hierárquica. Em 1970, volta o investimento estatal no setor para reduzir o déficit de moradia. As cidades crescem em grande escala e em curtosespaços de tempo. Surgem assim os grandes edifícios, as imensas pontes, o sistema de saneamento básico, as estradas pavimentadas e o metrô.

Em 2000 continua o desenvolvimento da área. No entanto, agora surge uma nova preocupação, além da importância no setor econômico e social, a construção civil interfere muito na natureza.
Sua importância na economia brasileira é visível, pois possui uma importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção civil
  • Construção civil
  • construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!