Construção civil

Páginas: 13 (3089 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS







ALEX PINTO RIBEIRO
PABLO LEONARDO DANTAS GUERRA MOREIRA CAMPOS






GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E A TI









LAVRAS
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS







ALEX PINTO RIBEIRO
PABLO LEONARDO DANTAS GUERRA MOREIRA CAMPOS





GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E A TI

Artigo apresentado como pré-requisitode conclusão da disciplina Sistemas de
Informações Gerenciais, do curso de
Administração da Universidade Federal
de Lavras.





LAVRAS
2014
1 - Introdução:

Nos tempos atuais, a cadeia de suprimentos (do inglês, Supply Chain Management – SCM) e sua gestão são consideradas como uma área de suma importância no que se refere ao investimento e inovação emTecnolgia da Informação (TI). Cada vez mais se consolida a ideia de que a TI já se tornou um componente integrante no processo de gestão das cadeias de suprimento. Segundo Andersen e Segars (2001), os investimentos em TI continuam sendo questão estratégica central em empresas que buscam ganhar vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais dinâmico.
No entanto, apesar dessa ideia voltada aoinvestimento em TI estar cada vez mais presente, a maioria das empresas não consegue entender por completo os impactos que essa tecnoliga pode causar nos seus desempenhos. Em grande parte dos estudos de Sistemas de Informação (SI), a medição de desempenho tem se baseado em abordagens objetivas, usando um conjunto de variáveis financeiras como retorno sobre investimento (ROI) e retorno sobre ativos (ROA)ou medidas como faturamento e crescimento de vendas (BERGERON; RAYMOND; RIVARD, 2001). Essas medidas vem sendo criticadas, pois dão enfase apenas às dimensões econômicas de desempenho, deixando de lado outros objetivos importantes nas organizações.
Se por um lado há na literatura diversos estudos preocupados com adoção da TI na Gestão da cadeia de suprimentos poucos pesquisadores focalizam suasinvestigações nos impactos dos investimentos da TI na SCM (LIM; PALVIA, 2001). Byrd e Davidson (2003) afirmam que pesquisas empíricas nessa área são extremamente esparsas, se não forem inexistentes. Assim, a importância da TI para a eficiência da gestão das cadeias de suprimentos, somada à falta de modelos que auxiliem na compreensão dos impactos da TI na gestão das cadeias, justificam um estudocom esse cunho.
O objetivo da pesquisa é identificar e analisar, a partir de uma revisão parcial de trabalhos realizados na área, os impactos da TI na cadeia de suprimentos.A avaliação do impacto será abordada dentro de uma perspectiva qualitativa, através dos resultados apresentados pelo trabalhos estudados, somados aos conhecimentos teóricos aboirdados por este artigo, além das conclusões que sepode ter ao final deste trabalho.

2 – Métododologia
A metodologia utilizada neste artigo é de realização de uma pesquisa bibliográfica que apresenta inicialmente as principais definições e pressupostos da abordagem que trata das cadeia de suprimentos, bem como do uso da TI na sua gestão. A fundamentação teórica foi realizada com base em exaustiva pesquisa bibliográfica, utilizando livros,artigos, entrevistas, revistas e sites disponíveis sobre o assuntoabordado.
Posteriormente é feita uma ilustração, a partir de uma revisão parcial de trabalhos realizados sobre a TI na SCM, em que medida os pressupostos são encontrados na realidade das organizações. É discutido ainda a forma como aplicação da TI se deu nos casos em estudo, além dos resultados proporcionados por ela.Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumental analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesma (VERGARA,1998).

3 - Referencial Teórico:
Este referencial teórico demonstra os resultados de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção Civil
  • Construção civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!