Construção civil

Páginas: 12 (2901 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Cimento vem do latim Caementum, termo que identifica um material com propriedades hidráulicas, isto é, um “ligante” que misturado com água endurece, tanto ao ar como na água (Secil, 2003).
O uso de materiais aglomerantes foi sempre usado nas construções através da mistura de areias diversas. Os aglomerantes à base de pedras calcárias terão sido desenvolvidos pelos romanos, que sebaseavam numa mistura à base de hidróxido de cálcio (cal), poeiras de pedra vulcânica, areias e inertes de pedra partida (Atlas, 1909a). O uso de pedras vulcânicas, nomeadamente da zona de Nápoles, nos arredores de Pozzuoli, permite-lhes obter um cimento natural de qualidade superior, que haveria de ser empregue nas obras maiores da cultura romana e que durarão até ao presente. Na idade média esseconhecimento ter-se-á perdido, talvez pela ausência da pedra “pozolana”. Na era moderna o cimento foi reintroduzido por John Smeaton em 1756, com a descoberta da mistura entre sílicas, cal e barro como matéria agregadora (Saurbrey,1912:19), para a construção do farol de Eddystone (Giedion, [1941], 1982: 323). O cimento natural descoberto por Smeaton permitia a presa em ambientes úmidos e molhados,mesmo em contacto direto e permanente com a água. Em 1796 é patenteado em Inglaterra o Roman Cement de Parker, sob o número 2120 (Saurbrey, 1912:19). Também conhecido por cal hidráulica, é constituído majoritariamente por silicatos e aluminatos de cálcio e hidróxido de cálcio. Obtém-se pela cozedura de calcário argiloso (vulgo marga), seguida de moagem e adição de sulfato de cálcio pararegularização da presa.
A indústria de cimento está distribuída por quase todos os países do mundo, com atuação marcante tanto de empresas locais como de grandes grupos internacionais integrados e com desempenho global. A indústria sistematicamente implanta novas unidades modernas e integradas, com investimentos situando-se em torno de US$ 150 milhões/t de cimento e dois a três anos para início de operação.A produção mundial de cimento é significativa, da ordem de 1,6 bilhões de toneladas, destacando-se a crescente produção da China, de cerca de 600 milhões de toneladas, com participação de 36%. A produção brasileira está próxima de 40 milhões de t, situando-se entre as 10 maiores do mundo. Os cinco principais grupos internacionais vêm conquistando gradativamente maior participação no mercadomundial, atingindo atualmente 33%, com constantes aquisições principalmente na Ásia e na América Latina. No Brasil, o grupo Votorantim detém participação de 42% na produção de cimento, com os grupos estrangeiros participando com 29%, no conjunto.
BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 15, p. 35-62, mar. 2002

2 OBJETIVOS:

2.1 GERAL

Adquirir conhecimentos sobre o processo de fabricação, os tipos decimentos existentes e suas aplicações na construção civil.

2.2 ESPECÍFICOS

* Levantar dados significativos sobre a temática e incorporá-los às nossas práticas.
* Conhecer aspectos relevantes sobre os tipos de cimentos, extração da rocha e sua produção.

3 FUNDAMNENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DO CIMENTO

A fabricação de cimento era conhecida desde os romanos 2.000 anos atrás,mas esta arte foi perdida durante o período negro da idade média, até ser redescoberto industrialmente na virada deste século. O cimento era produzido inicialmente em fornos verticais, e sua exploração industrial começou com a invenção do forno rotativo e do moinho de tubo.
O cimento é normalmente utilizado sob a forma de concreto. O concreto é uma mistura de cimento, areia e pedra e normalmenteutilizado para preencher formas na moldagem de vigas e estruturas. É altamente resistente a esforços de compressão, porém precisa ser reforçado com aço para resistir aos esforços de tração.
Cimento é fabricado com 75 - 80% de calcário e 20 - 25% de argila, ou por outros componentes que contenham os mesmos componentes químicos. A matéria prima é extraída das minas, habitualmente através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção Civil
  • Construção civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!