Construção civil

Páginas: 19 (4515 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA SEU MAIOR DESENVOLVIMENTO




ALVES, Carlos Eduardo Teobaldo
Mestrando em Sistemas de Gestão pelo Latec/UFF
Rua Barão do Rio Branco, 87/apt 105, CEP 27273-220, Jardim Belmonte, Volta Redonda, RJ, Brasil, telefone : 0xx24-3345-8765ou 99077437.
e-mail : carloseduardo@latec.uff.brQUELHAS, Osvaldo Luís Gonçalves
Doutor em Engenharia de Produção-COPPE/UFRJ ,professor e orientador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão do Latec/UFF
Rua Passo da Pátria, 156, CEP 45632-070, Niterói, RJ, Brasil.
e-mail : Quelhas@latec.uff.br








A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA SEU MAIOR DESENVOLVIMENTOResumo



O artigo a seguir, vem falar um pouco sobre indústria da construção civil, principalmente sobre o subsetor de edificações, com o objetivo de contribuir com os gestores e empresários deste segmento, ressaltando a importância da implantação dos Sistemas de Gestão, neste setor, que ainda carece de maior desenvolvimento. Com pesquisas de campo, revisão bibliográfica epor meio de documentos eletrônicos contidos na internet, se buscou fazer um apanhado geral no setor em questão, principalmente nas práticas gerenciais, e se chegou a seguinte conclusão : “ A indústria da construção civil carece de gestores que possam implantar Sistemas de Gestão para que se possa alcançar um maior desenvolvimento nas questões relacionadas à recursos humanos, responsabilidade social,qualidade total, segurança e saúde ocupacional e desenvolvimento sustentável empresarial.
Palavras-chaves : Gestão, Construção civil, Desenvolvimento .


1 – Introdução


As construtoras estão trabalhando em um mercado cada vez mais competitivo. O rápido avanço das tecnologias, e também as mudanças no ambiente, na economia e nas legislações, fazem com cada vez mais as empresas dosetor de construção civil busquem melhorias em geral, soluções inovadoras, novos materiais, novas técnicas de construção, e também reverter a imagem de setor que tem os funcionários menos qualificados, e setor com maior número de acidentes de trabalho.
O setor de construção civil em todo mundo é um dos que mais gera empregos diretos e indiretos, também é um dos que pior remunera osfuncionários aqui no Brasil, e talvez o que aconteça maior quantidade de acidentes. Também carrega vamos dizer assim a fama de setor com maior desperdício de materiais.
Geralmente um empregado da construção civil não tem nem o primeiro grau, não tem cursos de qualificação profissional, e muita vezes só sabe assinar o próprio nome. Alguns são totalmente analfabetos, e chegam ao canteiro de obras pedindoemprego sem qualquer instrução de construção civil e sem qualquer noção de segurança, saúde ocupacional, qualidade e meio ambiente, e são contratados no mesmo instante por serem mão de obra barata, começando a trabalhar com a própria roupa do corpo.
A intenção do artigo é contribuir com os gestores do setor da construção civil, e dar maior ênfase nos recursos humanos e capacidades da empresa,sem deixar de lado no que diz respeito a segurança do trabalho, controle de qualidade total e questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade empresarial para maior desenvolvimento do setor .




2 – Alguns dados sobre a construção civil


Segundo a Fundação João Pinheiro apud Dacol (1996 ), em diagnostico da construção civil brasileira, este setor tem papel importante noprocesso de desenvolvimento do Brasil. A atividade construtora é uma das responsáveis pela criação das próprias bases da moderna sociedade industrial, assumindo a função de montagem da infra-estrutura econômica e social indispensável ao prosseguimento do processo de industrialização. O setor ainda serve de maneira eficaz para retomar o crescimento e diminuir o desemprego dada sua capacidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção Civil
  • Construção civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!