Construção civil e suas deficiencias

Páginas: 15 (3520 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
ETP – ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
EMERSON BITTENCOURT REAL

CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS DEFICIENCIAS:
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO

RIO DAS OSTRAS/2012

EMERSON BITTENCOURT REAL

CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS DEFICIENCIAS:
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO,EDUCAÇÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Projeto apresentado a Banca Examinadora do ETP / ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE, como exigência parcial para obtenção da habilitação de Técnico em Segurança do Trabalho, sob a orientação da Coordenação da mesma.

RIO DAS OSTRAS / 2012

RESUMO

O mercado da construção civil brasileira tem voltado sua atenção para os programas de Garantia e de Gestão daQualidade de Construções, tendo em vista novos referenciais que tornam esse mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Noticias surgem a cada momento sobre a boa fase econômica brasileira e um dos setores que mais cresceram com essa estabilidade financeira foi o da construção civil. Um estudo recente revelou um crescimento acima de 12% em relação a 2009 – auge da crise financeira que abalou aeconomia mundial - o melhor desempenho dos últimos 24 anos, segundo dados do PIB setorial.
Por sua vez, os investimentos devem manter o ritmo de crescimento, impulsionados pelos aportes relacionados à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e pelos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Somem-se a esses dois importantes eventos a continuidade dos investimentos projetados no Programa de Aceleração doCrescimento (PAC) e à confirmação, pelo Ministério da Fazenda, da terceira etapa do Programa de Sustentação do Crescimento (PAC).
De suma importância para o desenvolvimento econômico do Brasil, o setor da construção civil, que engloba construção pesada e edificações representa 10,3% do PIB. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE o setor de construção foi responsável, durante o período 1980-1996, por65% da formação do investimento bruto nacional, enquanto que a participação de máquinas e equipamentos respondeu, em média, por 29% dos investimentos.
Além da importância econômica, a atividade da construção civil no país tem relevante papel social, particularmente em função de dois aspectos:
O primeiro é relacionado à geração de empregos proporcionada pelo setor. Pesquisas realizadas pelo IBGEem 1999 mostram que o número de pessoas ocupadas no setor da construção era de 3,63 milhões em 1998, tendo sido de 4 milhões no início da década de 90, representando 6,1% do total do pessoal ocupado no período.
O segundo relaciona-se ao elevado déficit habitacional no país, estimado em 5,21 milhões de unidades, dos quais 4 milhões em áreas urbanas.
FONTE: CONSTRUBUSINESS (1999). Elaborado pelaTrevisan Consultores a partir do IBGE, Diretoria de Pesquisas, Departamento de Contas Nacionais.
Mas o grande crescimento do setor nos faz olhar para o outro lado da moeda, que é em sua maioria a falta de fiscalização e conscientização de como proceder em canteiros de obras sendo elas de pequeno ou grande porte, sendo assim sinalizaremos algumas deficiências que esse setor enfrenta.
Através depesquisas realizadas de estudos e publicações, vamos abordar as principais deficiências que tal setor vem sofrendo ao longo dos anos.
Vamos focar principalmente na segurança dos trabalhadores, já que os mesmos são a principal vitima desse setor

3

SUMÁRIO


RESUMO 3
INTRODUÇÃO: 5
OBJETIVOS 6
METODOS DE TRABALHO 6
CARACTERISTICAS DA MÃO DE OBRA
UTILIZADA NOS CANTEIROS DE OBRAS7
SEGURANÇA DO TRABALHO NA
CONSTRUÇÃO CIVIL 8
EMPREGO/SALARIO NA CONSTRUÇÃO
CIVIL 10
CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13

INTRODUÇÃO

Os estudos e leis trabalhistas vêm sofrendo um constante processo de evolução, principalmente desde o início da revolução industrial, quando grupos sindicalistas começaram a se fortalecer e se comunicar.
Desde a sua implantação, no Governo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção Civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!