Construção civil, função: operador de betoneira, carpinteiro, pedreiro e servente

Páginas: 6 (1435 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
ICEP
TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO

CONSTRUÇÃO CIVIL, FUNÇÃO: Operador de Betoneira, Carpinteiro, Pedreiro e Servente

KATIUSCI SANTOS VIEIRA

São Luís
2011

1-INTRODUÇÃO

A construção civil é um segmento representativo na economia brasileira, respondendo por cerca de 10% do PIB. Devido ao grande déficit habitacional e de infra-estrutura do país, é também um mercado muito promissor,que reage com vigor em épocas de crescimento interno. Nessas ocasiões, toda a cadeia produtiva do setor é beneficiada e isso se reverte em uma maior qualificação de materiais e processos, o que está intimamente relacionado ao uso mais intensivo de produtos químicos.

A área de Construção Civil abrange todas as atividades de produção de obras. Estão incluídas nesta área as atividades referentesàs funções planejamento e projeto, execução e manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos, tais como edifícios, estradas, portos, aeroportos, canais de navegação, túneis, instalações prediais, obras de saneamento, de fundações e de terra em geral, estando excluídas as atividades relacionadas às operações, tais como a operação e o gerenciamento de sistemas de transportes, a operação deestações de tratamento de água, de barragens, etc.

A saúde e segurança do trabalhador é uma exigência de todas as atividades profissionais, ganhando especial relevo na área de Construção Civil, na qual existem condições de trabalho comumente perigosas, insalubres e/ou penosas. Daí a direta relação com a área de Saúde.

Não se pode deixar de lembrar que é preciso levar em conta a interação coma Educação Básica, da qual devem vir competências primordiais, entre tantas outras as de ler e interpretar, redigir textos, calcular, assim como as bases científicas necessárias à construção das competências técnicas.

2- CONHECENDO UM POUCO SOBRE ALGUMAS FUNÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

2.1- Operador de Betoneira
Opera uma máquina misturadora de areia, pedra britada, cimento e água, acionandoo motor e manipulando o comando de rotação e do tambor de mistura, para preparar concreto no canteiro de obras.

Descrição detalhada: faz girar o tambor, acionando o motor que lhe transmite movimento e o comando de rotação, para preparar a mistura dos agregados (areia e pedra britada) com cimento e água; abastece o tambor da máquina com os agregados, cimento e água, nas proporções certas, deacordo com o traço a obter, carregando-o por gravidade através de uma calha, ou com uma pá, para misturar os componentes e preparar o concreto; descarrega o concreto preparado, manipulando o comando de rotação do tambor no sentido inverso e deixando vazar a mistura através de calha, para possibilitar seu transporte e utilização; efetua a manutenção do equipamento, limpando-o e lubrificando-o, paraconservá-lo em bom estado. Pode calcular a quantidade de água necessária à mistura, quando o reservatório da máquina não possua dispositivo de medição automática.

2.2- Carpinteiro e Marceneiro
Preparar canteiro de obras e montar fôrmas para alvenaria; especificar materiais e equipamentos; isolar área com tapume e organizar posto de trabalho; locar eixos da construção (pilares e parede);conferir esquadro, prumo e nível (forro, pilar, viga); separar peças e painéis conforme projeto de montagem de fôrmas e fazer seu gabarito; fazer painéis de fôrma usando pregos e distribuir cavaletes para viga conforme projeto; acompanhar concretagem, reparando fôrmas, se necessário; confeccionar fôrmas de madeira, telhados e forros de laje (painéis) para construção civil; montar escoramento de forro delaje e longarinas e barrotes para apoio de forro de laje; construir andaimes, bandejas salva-vidas, proteção provisória de escadas, proteção de madeira e estruturas de madeira para telhado, além de escorar lajes de grandes vãos; montar e assentar portas e esquadrias; executar serviços tais como: desmonte de andaimes, seleção de materiais reutilizáveis, armazenamento de peças e equipamentos;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedreiro na Construção Civil
  • Operador Betoneira
  • Operador de auto betoneira
  • DICAS DE SEGURANÇA PARA PEDREIROS E SERVENTES – DDS
  • AVALIAÇÃO DO RISCO ERGONÔMICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL QUANTO À UTILIZAÇÃO DE MÁQUINA BETONEIRA
  • Ergonomia do servente na costrução civil
  • Betoneira na Engenharia Civil
  • A responsabilidade civil do operador portuário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!