Construção civil 2012

Páginas: 39 (9546 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Artigos a respeito de construção civil

Formação de mão de obra qualificada:
Empresas preparam pessoal
O Dia online, 18/mar
O setor industrial passa por escassez de mão de obra. O emprego na área caiu 0,3% em janeiro sobre dezembro e 0,5% em relação ao mesmo mês de 2011, segundo o IBGE. Mas as vagas são oferecidas aos montes. Para se ter ideia, só para indústria da construção civil,instituições como Faetec e Seconci-Rio têm mais de 22.500 vagas de qualificação em todo Estado do Rio, este ano.
As duas costumam encaminhar os formandos para o mercado. Apesar do número, não há preenchimento total por falta de pessoal qualificado para ocupá-las.
Segundo Diogo Hudson, consultor em RH e Marketing Empresarial da Statux, empresas escolhem aprimorar as habilidades dos profissionais eeducá-los para a rotina na empresa. "Formar profissional em 'casa' é sempre boa estratégia".
Mas, de acordo com ele, antes é preciso conhecer as necessidades da empresa. Para isso, basta viver o cotidiano dela, enfrentando as dificuldades peculiares da rotina e de cada negócio.
O especialista atribui a escassez à preferência dos candidatos na hora da escolha de trabalho. Ele lembra que o mercado deserviços cresceu muito e, teoricamente, na indústria o trabalho é mais dinâmico e mais pesado. "Jovens profissionais preferem ir para escritório do que para fábricas", diz Hudson.
A diretora de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Luciana de Sá, aponta outro motivo: deficiência na educação. Ela conta que, em recente pesquisa da Firjan, empresáriosrelataram falta de atributos básicos, como raciocínio lógico desenvolvido e capacidade de resolução de problemas, em candidatos às vagas. "São problemas diretamente relacionadas à educação básica", diz.
Segundo Luciana, só no Rio, nos últimos cinco anos, foram 600 mil matrículas, com 120 mil formados em cursos de aprendizagem e qualificação do Senai.
No Rio de Janeiro, a Chemtech é especializada emengenharia e soluções de Tecnologia da Informação na área de óleo e gás. Ela desenvolve projetos para grandes empresas. Por isso, a companhia demanda muitos trabalhadores com alto nível de capacitação e, consequentemente, de produtividade.
Segundo a coordenadora de Recursos Humanos da Chemtech, Cristina Maretti, é difícil encontrar trabalhadores qualificados. Mas a solução já foi encontrada e estásendo posta em prática.
Foi criada, em 2006, uma espécie de escola técnica, a Universidade Corporativa Chemtech (UCC). "Damos aprofundamento e conhecimento consolidado. Treinamos estagiários. Eles começam a receber aulas assim que ingressam na empresa".
No estaleiro da Wilson, Sons, a solução foi a mesma: o Centro de Treinamento William Salomon. Os candidatos participam de uma seleção com quatroetapas.
Depois, todos são encaminhados para o centro de treinamento, que conta com instrutores do Senai. Ficam lá 30 dias para serem preparados para trabalhar na Wilson, Sons. "Moldamos o perfil profissional", afirma a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa, Carla Capociama.
Segundo ela, os empregados alunos visitam áreas de trabalho, fazem testes e conhecem a realidade daempresa. "Os supervisores de produção avaliam esses profissionais que chegam".
Aulas gratuitas para iniciação na construção civil
O Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci-Rio) oferece curso gratuito de iniciação profissional para servente de obra. As aulas incluem, além de técnicas para o trabalho, noções dos mercados de trabalho e da construção civil, saúde e segurança dotrabalho, deveres e direitos do trabalhador.
Entre os benefícios oferecidos, estão certificado de conclusão, alimentação no local durante os dias de aula, ajuda de custo para passagem de R$ 6 por dia e visita técnica a canteiros de obra.
Os pré-requisitos é ser do sexo masculino, ter de 18 a 35 anos de idade, estudado, no mínimo, até o quinto ano (antiga quarta série), estar desempregado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Construção civil
  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil
  • Construção Civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!