Constituiçao1824

268 palavras 2 páginas
a) Segundo o art. 10 da Constituição de 1824, quais os poderes consagrados pela nossa primeira Carta?

R; Art. 10. Os Poderes Politicos reconhecidos pela Constituição do Imperio do Brazil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo, e o Poder Judicial.

b) Continue sua pesquisa no texto da Constituição, mais precisamente nos artigos 98 e seguintes, e responda: o que era o Poder Moderador neste contexto, quem o exercia e, finalmente, o que significava?

R: Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organisação Politica, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independencia, equilibrio, e harmonia dos mais Poderes Politicos.Esse modelo de administração era centralizador era o parlamentarismo às avessas,quando alguma questão desagradava o Imperador este dissolvia o congresso e impunha a sua vontade.

c) Analisando o texto acima, e considerando o teor da fala do ex-presidente do Senado, é possível concluir que o problema da concentração de poderes nas mãos dos governantes ainda persiste no Brasil, explicitando uma velha tradição de centralismo do poder na figura do governante?

R: Todo sistema de governo tem suas contradições entretanto hoje no brasil estamos vivendo um estado de direito consagrado pela constituição de 1988 ,com eleições majoritárias,lembremo-nos do caso Color de Melo que foi a maior expressão de democracia no nosso pais qual resultou no impeachment.desta forma .opder no brasil é dividido entre os três Poderes,Legislativo ,Executivo e Judiciario senod assim o poder não esta centralizado no governante.

Relacionados

  • Cf de 1824
    8855 palavras | 36 páginas