Constituição de 1946

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
CONSTITUIÇÃO DE 1946

Os anos quarenta caracterizam-se por reformas educacionais que passariam à história como as Leis Orgânicas do Ensino, alusão ao título de cada uma, acrescido da áreaespecífica a que se destinam.
Os primeiros anos da redemocratização são agitados também no campo da educação, revelando elementos de contradição que expressam uma sintonia com o contexto político.
O texto de1946 faz ressurgir o tema da educação como direito de todos. Não há, entretanto, um vínculo direto entre esse direito e o dever do Estado em um mesmo artigo, como ocorrera no texto de 1934. Aqui sediz que "o ensino dos diferentes ramos será ministrado pelos Poderes Públicos e é livre à iniciativa particular, respeitadas as leis que o regulem" (art. 167). Outro aspecto importante é a determinaçãode que "O ensino primário oficial é gratuito para todos: o ensino oficial imediato ao primário para quantos provarem a falta ou insuficiência de recursos". Há, ainda, outro aspecto a destacar comreferência ao termo ensino oficial. Parece colocar-se aqui a possibilidade do ensino oficial não gratuito, pois a Constituição estabelece que a instrução subsequente à primária somente seja gratuita paraaqueles que "provarem falta ou insuficiência de recursos".
O ensino religioso, fonte adicional para uma compreensão dos embates entre católicos e liberais, assegura seu espaço no texto, através daorientação de que “o ensino religioso constitui disciplina dos horários das escolas oficiais, e é de matrícula facultativa e será ministrado de acordo com a confissão religiosa do aluno, manifestadapor ele, se for capaz, ou pelo seu representante legal ou responsável”. Entre outros dispositivos a destacar no texto de 1946, cabe lembrar ainda a novidade da vinculação de recursos para a educação,estabelecendo que a União deva aplicar nunca menos de 10% e Estados, Municípios e Distrito Federal, nunca menos de 20% das receitas resultantes de impostos na "manutenção e desenvolvimento do ensino"...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constituição de 1946
  • constituição de 1946
  • Constituição de 1946
  • Constituição de 1946
  • Constituição de 1946
  • Constituição de 1946
  • Constituição de 1946
  • Constituição de 1946

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!