Constituição de 1891

Páginas: 19 (4670 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2012
CARTA MAGNA DE 1891

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

A REPÚBLICA VELHA
A denominação "República Velha" ficou conhecida entre o período de 1889 a 1930. Neste período histórico o Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. No entanto, na área social,várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.

A REPÚBLICA DA ESPADA (1889 A 1894)
Proclamação da República: Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se chefe do governo provisório. Em 1891 elerenuncia, e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto, que também era militar. Em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.
A Proclamação da República se deveu a duas forças muito diferentes do ponto de vista social e ideológico, uma dessas forças era representada pelos partidos regionais, o principal partido regional era o partido republicano paulista,essas elites estavam muito mais preocupadas com os seus interesses em cada região. O sonho das elites era fazer uma república que fosse pouco centralizada, onde o poder dos estados se tornasse maior. A outra força era representada pelos militares, que tinha concepções diferentes dessas elites. A ideia dos militares era de uma república centralizada, mais autoritária, eles estavam muito maispreocupados com a unidade nacional. 

A CONSTITUIÇÃO DE 1891 (PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA)
Após o inicio da República, havia a necessidade da elaboração de uma nova constituição, pois a antiga ainda seguia os ideais monárquicos. A constituição de 1891 garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os interesses das elites agrárias do país. A novaconstituição implantou o voto universal para os cidadãos (mulheres, analfabetos, militares de baixa patente ficavam de fora). A constituição instituiu o presidencialismo e o voto aberto.

FATORES ECONÔMICOS
Quando o Brasil se tornou independente, no ano de 1822, possuía uma economia baseada praticamente na exportação de matérias-primas.
Após fortes investimentos do governo imperial na primeirametade do século XIX, o Brasil detinha um bom sistema de portos, o que possibilitou uma melhor troca comercial, bem como facilitou a comunicação entre as regiões do país.
A economia no país começou a se diversificar a partir da independência, ocorrida em 1822, mas foi necessário grande esforço por parte do governo imperial para realizar a transação de um sistema econômico dependente totalmente daescravidão para uma economia que viria a ser moderna e capitalista.
Apesar das diversas transações e dificuldades citadas, a monarquia conseguiu manter, até ser extinta em 1889 (proclamação da republica), um crescimento econômico no Brasil. Isso foi possível, além de outros fatores, graças ao liberalismo adotado pelo regime, que favoreceu iniciativas privadas.
Devido à criação da lei Aurea noano de 1888, a situação dos grandes latifundiários, que dependiam do trabalho de escravos, se tornou precária, o que fez com que se juntassem ao movimento de proclamação da república no ano seguinte.
Até 1850 itens como carvão, maquinaria, cimento, ferro, ferramentas e itens de ferro representavam 11% das importações brasileiras em relação à Grã-Bretanha. Devido à industrialização constante noBrasil esse percentual aumentou para 28% no ano de 1889.
Somente décadas após a proclamação da república, ainda com industrialização crescente e surgimento de novas tecnologias, o que provocou um aumento da produtividade do Brasil, é que a republica alcançou o desejado equilíbrio da balança comercial.
É a proporção entre o dinheiro que entra no país proveniente de exportações e o dinheiro que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Constituição de 1891
  • Constituição de 1891
  • Constituição de 1891
  • Constituição de 1891
  • Constituição de 1891
  • Constituiçao de 1891
  • A Constituição de 1891
  • Constituição de 1891

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!