Consistência e compressibilidade de um solo

Páginas: 8 (1962 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
DISCIPLINA DE FÍSICA DO SOLO




























Relatório 3: COMPRESSIBILIDADE E CONSISTÊNCIA DE UM SOLO ARGISSOLO VERMELHO Distrófico arênico.


















Aluno: Emerson V. Wohlenberg










Santa Maria, abrilde 2002.
CONSISTÊNCIA E COMPRESSIBILIDADE DE UM SOLO ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico arênico.[1]




EMERSON WOHLENBERG[2]
J.MIGUEL REICHERT[3], DALVAN J. REINERT3







RESUMO



A compactação aumente a degradação e diminui a produtividade dos solos agrícolas, Para definir os teores ideais de umidade para a realização de preparo do solo sem que hajacompactação devem-se conhecer os estados de consistência do solo em função da umidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a consistência e a compressibilidade do solo em diferentes profundidades de um ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico arênico. Foram determinados os limites de Atterberg dos horizontes Ap, A2, A3, AB, BA e Bt. Para a determinação da compressibilidade do solo foram coletadasamostras indeformadas nos horizontes Ap e, A3 e Bt. O ensaio de compressão uniaxial foi realizado com as amostras em umidade de campo, com aplicação de cargas de 12,5; 25; 50; 100; 200; 400; 800; 1600 Kpa. A consistência do solo é afetada pelo teor matéria orgânica em solos de textura mais arenosa e pelo teor de argila nos solos em geral. Solos com textura argilosa como o horizonte Bt apresenta menorpressão de pré-consolidação e maior susceptibilidade a compactação em relação a solos de textura mais arenosa. A suscetibilidade do solo à compactação mostra comportamento diferente para cada tipo de solo e horizonte, e deve-se conhecer a umidade adequada para a realização do manejo do solo para evitar perda de produção e degradação do solo.






INTRODUÇÃO


Compressibilidade desolo é a diminuição do volume do solo devido a ação de uma carga mecânica. O processo que descreve a diminuição em volume de solo (densificação de solo) através de uma carga aplicada é definida como compressão, sendo esta devido a: (i) exclusão de ar ou água dos espaços porosos, (ii) rearranjamento de partículas do solo, (iii) compressão e deformação de partículas sólidas, e (iv) compressão dolíquido e gás no solo (Braford & Gupta, 1986).
O processo de densificação solo devido à aplicação de cargas pode ser chamado de compactação do solo, que é o resultado de modificações na estrutura do solo, com aumento da densidade e da resistência do solo, afetando indiretamente a infiltração, condutividade de água, temperatura e aeração do solo, causando degradação e perda de produtividade dossolos (Letey, 1985).
A curva de compressão do solo permite estimar parâmetros que auxiliam a análise do processo de compactação dos solos agrícolas. Essa curva relaciona o índice de vazios (ou densidade do solo) com o logaritmo da pressão aplicada no solo e, a partir dela, obtém-se a pressão de preconsolidação, que é uma estimativa da capacidade de suporte de carga do solo e o índice decompressão, que é um indicativo da suscetibilidade do solo à compactação.
A aplicação no solo de pressões menores do que a pressão de preconsolidação causa deformações elásticas (recuperáveis), enquanto a aplicação de pressões maiores causa deformações plásticas, não recuperáveis. A pressão de preconsolidação reflete as tensões a que o solo já foi submetido enquanto o índice de compressãorevela a suscetibilidade do solo à compactação.
A deformação do solo é definida como sendo a diferença entre a altura inicial da amostra e a altura no final da aplicação de cada pressão, dividido, pela altura inicial da amostra. A deformação do solo tem uma relação direta com a porosidade total do solo, especialmente a macroporosidade, indicando que quanto maiores os valores de deformação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compressibilidade dos solos
  • Consistência do Solo
  • Compressibilidade dos Solos
  • Compressibilidade do solo
  • Consistência do solo
  • Consistência do solo
  • Solos
  • Limite de consistencia do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!