Considerações sobre uma prática psicológica em instituição psiquiátrica em uma perspectiva fenomelógica existencial

1781 palavras 8 páginas
A partir Considerações sobre uma prática psicológica em instituição psiquiátrica em uma perspectiva fenomelógica existencial dessa compreensão de loucura, em 1992, foi desenvolvido o primeiro plantão psicológico em hospital psiquiátrico no Brasil. O procedimento consistia em estabelecer um espaço de escuta, através do qual o interno pudesse procurar o psicólogo mediante sua necessidade emergente (Cautella, 1999 apud Cautella, 2006). Tal modalidade surgiu da necessidade de encontrar uma resposta habilidosa às demandas emergentes da clientela no tempo disponivelmente possível. Dentro de tal contexto, essa proposta de modalidade de prática psicológica poderia apontar um caminho, na medida em que o plantão psicológico se caracteriza como um espaço de acolhimento a quem procura uma escuta para situações de dificuldade ou crise.
O plantão psicológico ocupa um lugar central na proposta do Serviço de Psicologia do hospital. Isso não ocorreu somente pela pertinência de acolhimento à demanda no momento da situação crítica, abundante no contexto hospitalar, mas também porque configura um espaço privilegiado para a tessitura entre demanda e possível encaminhamento específico: “dispor-se no modo do acolhimento que permite explorar, com o cliente, não apenas a chamada queixa(emergência ), mas também a forma mais adequada de lidar com ela, ou seja, dirigindo-se, assim, ao que é sua urgência; é este o sentido de demanda que norteia a atenção psicológica” (Andrade & Morato, 2004, p. 349 apud Cautella, 2006, p. 4) no plantão.
Acontecendo diariamente, o plantão psicológico se oferece como serviço frente a uma necessidade emergente e, dessa forma, o interno pode procurar o atendimento psicológico sem burocracia. O usuário pode utilizar esses espaços de acordo com sua conveniência, não sendo obrigatório o seu comparecimento, nem inicial nem de retorno. Assim, esse espaço transcende o aspecto terapêutico e pode servir como porta de entrada para outros serviços existentes no

Relacionados

  • Ética para futuros médicos
    46853 palavras | 188 páginas