Consideraçãoes acerca do penhor

2384 palavras 10 páginas
Considerações acerca das espécies de penhor preconizadas no Código Civil.

(ALENCAR, Cassio dos Santos. OLIVEIRA, Francinildo Felix. Silva, Evilasio Carvalho. Pereira, Ana Nathaly Souza)
(5°período. Matutino. Direito Civil III – Teoria Geral da Propriedade. Thiago Vale Pestana - Facimp.)

RESUMO

O Código Civil, CC, de 2002 apresenta o penhor sobre várias espécies distintas, sendo alguma dessas o penhor legal, permitido qualquer tipo de contrato o rural, que se divide em agrícola e pecuário formalizado inclusive através de cédula pignoratícia. Na hipótese de pagamento parcial da dívida garantida pelo penhor haverá renuncia parcial do mesmo, ficando, o saldo restante vinculado na sua integridade, perdendo o credor pignoratício a garantia representada pela parcela paga diretamente pelo devedor pignoratício. Para atender ao principio da especialidade, o penhor agrícola se converte em solene porque a lei exige que seja feito por instrumento público ou particular. O Código Civil, ademais, unificou os penhores industrial e mercantil, dele tratando numa única seção, reunindo diversos penhores disciplinados em leis especiais. Logo, se pode afirmar que o penhor nasce de uma obrigação oriunda do negócio jurídico.

PALAVRAS-CHAVE: Garantia. Espécies de penhor. Pignoratício.

INTRODUÇÃO
O penhor, segundo o artigo 1431 do atual código civil é o direito real que garante o pagamento de uma divida através da transferência efetiva de um objeto móvel ou mobilizável, passível de alienação, na qual o devedor ou terceiros realizado ao credor, estes terceiros sempre devem garantir, também, a quitação da dívida. Sendo assim, recai sobre as coisas corpóreas móveis em espécies, coisas em coletividade, títulos entre outros.
O penhor possui diversas espécies, quando se diz respeito à fonte de onde promana, podendo ser classificado entre penhor convencional e legal, sendo que as demais espécies são sujeitas a regras especificas por não seguir as normas e determinações

Relacionados

  • Licitações e Contratos Administrativos
    96783 palavras | 388 páginas