Considerando o que você leu no texto acima e no texto Violência como espetáculo: o pão, o sangue e o circo, de Norberto Luiz Guarinello, é válido afirmar que:

493 palavras 2 páginas
O pão e o circo
Seguindo os princípios mais elevados da sabedoria política, o imperador nunca descurava*(descuidava) os atores e os outros protagonista do circo e do anfiteatro. Sabia bem que os romanos se conquistam sobretudo com duas coisas: a distribuição do trigo e os espetáculos públicos. O governo de um imperador é avaliado tanto pelos divertimentos como pelas coisas sérias. Descurar os assuntos importantes pode provocar um prejuízo maior, mas descurar os os divertimentos provoca maior descontemento. As distribuições públicas recompensam apenas os plebeus inscritos nas listas frumentárias*(distribuição gratuita de trigo aos pobres). Mas com os espetáculos todos são recompensados.(Excerto de documento atribuído a Marco Cornélio Frontão, escrito no ano de 163 d.C.)
Considerando o que você leu no texto acima e no texto Violência como espetáculo: o pão, o sangue e o circo, de Norberto Luiz Guarinello, é válido afirmar que:
Escolha uma:
a. O estudo dos combates e lutas de gladiadores durante o império romano atraem a atenção dos estudantes e, ressaltando o caráter apenas de violência e manipulação de massas, únicos aspectos que prevaleceram em tais espetáculos, o professor pode realizar um ótimo trabalho se comparar com outros eventos que ocorrem nas sociedades atuais.
b. Embora haja divergências no entendimento a respeito do papel que desempenharam os combates de gladiadores e os espetáculos nos anfiteatros durante o império romano, é posição unânime entre os historiadores que eles representaram somente momentos marcados pela violência e a manipulação política da população mais pobre e que constituíram manifestações que não deixaram repercussões na história, não tiveram correspondentes em outros momentos históricos.
c. Tanto na visão da historiografia do século XIX e de boa parte da do século XX quanto nos estudos históricos mais recentes, o que prevalece no entendimento sobre as lutas de gladiadores nos anfiteatros do mundo romano é o caráter apenas de

Relacionados