Considerações UFPR 2013

Páginas: 2 (268 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A questão solicitava a redação de um texto que explicitasse a opinião do chargista Paixão, da Gazeta do Povo, a partir dos elementos apresentados em duasimagens disponíveis no enunciado da questão: a própria charge e a célebre foto do hasteamento da bandeira americana em Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial. O comando mencionavaexplicitamente os limites de linhas exigidos nessa questão – entre 10 e 12.

Levando-se em conta esses critérios, foram considerados BONS ou MUITO BONS os textos que atenderam aessas exigências: mencionaram a charge e relacionaram sua interpretação com a foto exibida, captando o viés crítico do desenhista; também demonstraram bom domínio linguístico, isto é,não exibiram problemas de nexo coesivo ou de ortografia e, ainda, os que assim constituídos apresentaram bom domínio de língua culta e boa análise a partir das imagensapresentadas.

Foram considerados REGULARES os textos que atenderam minimamente ao solicitado, sendo eventualmente lacunares em um dos quesitos exigidos: quanto à apreensão da perspectivacrítica do chargista ou quanto à organização textual. Ficaram nesse patamar textos com sintaxe menos elaborada e léxico corriqueiro.

Foram considerados INSUFICIENTES textos que nãoatenderam ao comando da questão: não respeitaram as orientações dadas, não focalizaram a charge e sua interpretação, bem como textos com graves problemas de articulação, de nexolinguístico e de pouco ou nenhum domínio de escrita – tanto de ortografia quanto de encadeamento.

O domínio adequado, seja de vocabulário, seja de encadeamento e de construçõessintáticas, elevou a pontuação em cada um dos níveis descritos. Igualmente, a falta de estruturação sintática adequada e de domínio vocabular fez baixar esses patamares.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UFPR
  • UFPR
  • 2013-2-EM1
  • Consideraçõe
  • consideraçoes
  • Considerações
  • Considerações
  • considerações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!