Considerações sobre o ato de estudar

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
Considerações críticas sobre o ato de estudar
Paulo Freire
Ao se elaborar uma bibliografia devem-se levar em consideração os desejos e necessidades de quem a recebe, uma vez que aprofundando emquestões superficiais acaba por gerar desmotivação ao leitor em adquirir e usufruir daquele conhecimento.
A criação de uma bibliografia deve seguir as intenções daqueles a quem se dirige a bibliografia,aos autores citados e a si mesmo.
O fato de criar e sugerir leituras tem que seguir padrões que fazem com que o leitor seja seduzido e desafiado pelo texto. Uma vez que sendo desafiado utiliza otexto como forma de estudo. Estudo esse necessita de uma visão crítica, disciplina e metodologia, que passa a ser adquirida ao se praticar, deixando de ser simplesmente uma leitura rápida e que não seobtêm resultados.
O que ocorre é o fato da educação sistemática vim abafando o ato de estudar. Acabando por sufocar a curiosidade, a motivação e a procura dos educandos que por sua vez, passa a fazeruma leitura mecânica, sem que haja compreensão do conteúdo. Buscando ao invés do entendimento do conteúdo a sua memorização.
Segundo Paulo Freire, o ato de estudar e aprender não é algo fácil enecessita de certas disciplinas como:
A. Para que haja um estudo sério, é necessário que o estudante demonstre interesse pelo texto, de forma a reinventar, recriar, reescrever, e compreender o que estásendo passado, obtendo uma visão global, que faz com ele passe a ter um senso crítico e através disso faça reflexões que o leve a predisposição à busca de informações que se assemelham e completamseus estudos.

B. O exercício de estudar tem que fazer com que estudante, observe todas as oportunidades relacionadas com o mundo, fixando seu olhar nos relacionamentos com os outros e com arealidade e a partir dai assumir uma atitude curiosa de quem pergunta, indaga e busca.

C. Outro fato importante a ser observado é que quando se pretende escrever sobre um tema, é necessário que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Considerações em torno do ato de estudar
  • Considerações em Torno do Ato de Estudar
  • Considerações em torno do ato de estudar...
  • Considerações em Torno do Ato de Estudar
  • Transcrição considerações em torno do ato de estudar
  • Resumo Considerações em torno do ato de estudar
  • Reflexões sobre o ato de estudar
  • Concepçoes sobre o ato de estudar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!