Considerações sobre soluções

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
PALESTRA Considerações sobre soluções.

51

CONSIDERAÇÕES SOBRE SOLUÇÕES
Rodobiko Hirata Instituto Biológico Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Proteção Ambiental São Paulo/SP Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Em uma solução a espécie química em menor quantidade é chamada de soluto e a espécie em maior quantidade, de solvente. Mol (mol) é o número departículas igual ao número de átomos em exatamente 0,012 kg de 12C (aproximadamente 6,0221367 x 1023). O mol é o número de Avogadro de átomos ou moléculas. Densidade de uma substância é a sua massa por unidade de volume. Concentração = quantidade de soluto/quantidade de solução. Concentração comum (C) = massa do soluto/ volume da solução. Concentração em mol/L é a designação da concentração que expressa onúmero de mols de uma substância por litro de solução. Concentração em partes por milhão (ppm) indica o número de partes do soluto presente em 1 milhão de partes da solução. Partes por milhão em massa: 1,0 ppm = 1,0mg de soluto/106mg de solução = 1,0 mg/kg Partes por milhão em volume: 1,0 ppm= 1,0 mL de soluto/106mL de solução = 1,0 mL/m3 Partes por bilhão em massa: 1,0 ppb= 1,0 mg de soluto/109 mgde solução = 1,0 mg/t Composição percentual A porcentagem de um componente (soluto) em uma solução é usualmente expressa como percentual peso/peso (%pp)
Porcentagem de massa = massa de soluto massa total da solução volume de soluto volume total da solução x 100

Preparo de soluções Para preparar uma solução aquosa com uma concentração desejada de um sólido ou líquido puro, pesamos uma massaexata do reagente e a dissolvemos no volume desejado em um balão volumétrico. Diluição de soluções Soluções diluídas podem ser preparadas a partir de soluções concentradas. Um volume ou massa desejados de uma solução concentrada é transferido para um recipiente limpo e diluído para um volume ou massa final pretendidos. Uma vez que o número de mols de reagente em V litros contendo M mols por litro dereagente é o produto M.V= (mol/L). L, podemos igualar o número de mols nas soluções concentrada (conc.) e diluída (dil.):
Mconc.. Vconc.. = Mdil. . Vdil.

nº mols da solução concentrada = nº de mols da solução diluída Exemplo: preparo de uma solução de HCL 0,1 mol/L. A concentração em mol/L do HCl concentrado adquirido para uso em laboratório é 12,1 mol/L. Quantos mililitros desse reagentedevem ser diluídos para preparar 1,00 L de HCl 0,100 mol/L? A fórmula de diluição resolve este problema diretamente:
Mconc. . Vconc = Mdil. . Vdil. (12,1 mol/L). (x mL) = (0,100 mol/L). (1.000 mL) → x = 8,26 mL

Exemplo: cálculo mais complicado de diluição.
x 100

Porcentagem de volume =

Uma solução de amônia em água é chamada de hidróxido de amônio devido ao equilíbrio:
NH3 + H2 O D NH4 + +OH-

Embora as unidades de massa ou volume devam sempre ser expressas para evitar ambigüidade, sugere-se o uso da massa quando não há unidades.

A densidade de uma solução concentrada de hidróxido de amônio, a qual contém 28,0% pp de NH3,

Biológico, São Paulo, v.65, n.1/2, p.51-52, jan./dez., 2003

52

R. Hirata

é 0,899 g/mL. Que volume desse reagente deverá ser diluído parapre-parar 500 mL de uma solução 0,250 mol/L de NH3? Para usar a equação M conc. . Vconc. =M dil. . Vdil. devemos conhecer a concentração mol/L do reagente concentrado. Como a solução contém 0,899 g de solução por mililitro e 0,280 g de NH3 por grama de solução (28,0% pp), podemos escrever:
899 M de NH3 = g soluções L x 0,280 g NH3 g soluções = 14,8mol/L

O procedimento correto é transferir 8,45 mL doreagente concentrado para um balão volumétrico de 500 mL, adicionar cerca de 400 mL de água e agitar. Então, diluir com água destilada até a aferição de 500 mL e misturar por inversão por 20 vezes. Conversão de percentagem em peso em mol/L Encontrar a concentração em mol/L de uma solução de HCl a 37% p/p A densidade do reagente é 1,19 g/mL. Precisamos encontrar o número de mols de HCl por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Considerações sobre factoring
  • Considerações sobre a Influência da Liderança
  • Considerações sobre DCNs
  • consideraçoes sobre uma logica juridica
  • Consideraçoes sobre ead
  • Resumo e considerações sobre o apocalipse
  • Breves considerações sobre o SINASE
  • Considerações sobre a tecnologia multicore.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!