CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA E POLÍTICA EM JOHN RAWLS

Páginas: 31 (7747 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA E POLÍTICA EM JOHN HAWLS
CONSIDERATIONS ON THE ETHICS AND POLITICS IN JOHN HAWLS

Resumo: O presente texto tenta trazer à luz algumas ideias e/ou conceitos a respeito dos temas, ética e política apresentados por Rawls em seu texto intitulado Uma Teoria da Justiça, que se configura numa tese distinta de contexto social de sua época. Na tese defendida na obra, o autordemonstra que é possível mesmo nesta relação de desigualdade, como se apresenta o capitalismo, resgatar alguns valores capazes de sustentar uma relação justa e equitativa. Sua tese se apresenta então como alternativa frente as teorias utilitaristas e intuicionistas anteriores a sua.
Palavras-chave: Ética, Política, Equidade, Liberdade, Justiça.

Abstract: This paper aims to bring to light some ideasand/or concepts concerning the topics ethics and politics presented by Rawls in his text entitled A Theory of Justice, which is configured in a distinct thesis of the social context of his era. In the thesis defended in the work, the author demonstrates that it is possible even in this relationship of inequality, which is presented by the capitalism, to rescue some values ​​capable of sustaininga fair and equitable relationship. His thesis then introduces itself as an alternative before the utilitarian theories and their previous intuitionists.
Keywords: Ethics. Policy. Equity. Freedom. Justice.


Considerações iniciais ao pensamento filosófico ético-político de John Rawls

John Rawls, (1921-2002) filosofo americano, foi sem sombra de dúvidas um dos maiores filósofos ético-político doséculo XX. Um esboço de seu pensamento pode ser visualizado na obra Uma Teoria da Justiça que busca, em seu cerne, fundamentar um conceito de justiça a partir da relação de equidade entre indivíduos pertencentes a uma sociedade.
A sua teoria da justiça é aparentemente distinta do seu contexto social, que é nitidamente embasado numa ordem egocêntrica denominada de capitalismo. A partir desteaspecto, o objetivo de Rawls é mostrar que é possível, mesmo neste contexto, resgatar alguns valores primordiais que sustentam uma relação justa e equitativa. Com isso, é possível observar que o ponto norteador do pensamento filosófico de Rawls é “elaborar uma teoria da justiça que seja uma alternativa para essas doutrinas [utilitaristas e intuicionistas] que a muito tempo dominaram a nossa tradiçãofilosófica” (RAWLS, 2002, p. 3). Neste ponto fica claro que a TJ é uma crítica a outras teorias da justiça que são insatisfatórias e falhas1.
Rawls não faz distinção entre filosofia moral e filosofia política em sua obra2. Engloba-se, assim, apenas um contratualismo e um pluralismo doutrinal (Cf. NEDEL, 2000, p. 24), aspectos que o levaria a não assumir uma postura liberal, tal como o termo éutilizado nos EUA, pois seu pensamento girava em torno de um socialismo-democrático usado na Europa, que se opõe a um conservadorismo (Cf. MIZUKAMI, 2005, p. 38).
Outro aspecto que desempenha um papel chave na filosofia de Rawls é o conceito de “equilíbrio refletido” (reflective equilibrium), o qual afirma “que uma concepção de justiça satisfatória deve poder atingir-se como um ponto fixo de um movimentoconvergente de vaivém entre os nossos juízos morais refletidos e os princípios da justiça, que esclarecem e sintetizam esses juízos” (DUPUY, 1999, p. 65)3.
Contudo, para elaborar uma teoria da justiça que melhor se adapte ao seu contexto e seja fundamentalmente valida, Rawls apresenta já nas primeiras linhas de seu escrito (TJ) a tese a qual defenderá que é, “a justiça é a primeira virtude dasinstituições sociais, como a verdade o é de sistema de pensamentos. [...] da mesma forma leis e instituições, por mais eficiente e bem organizada que sejam, devem ser reformadas ou abolidas se são injustas” (2002, p. 4).
Para apresentar tal tese rawlsiana, segue-se aqui a seguinte linha de raciocínio, o ponto de partida (a posição original), enfatizada pelo contrato social, o qual é abarcada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Política
  • Questões sobre John Rawls
  • Trabalho sobre John Rawls
  • John rawls e a política de ações afirmativas
  • Filofosofia politica segundo John Rawls
  • Considerações Sobre a Ética a Nicomaco
  • John Rawls
  • Liberdade Política em John Locke: algumas considerações.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!