Considerações finais

Páginas: 7 (1524 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
CONSIDERAÇÕES FINAIS
COISINHA MUQUIRA

Durante o curso de Pedagogia percebemos que a Educação Brasileira vem sofrendo transformações ao longo de sua história, e foi a partir da década de 20 com os movimentos de reforma que fizeram com que o Estado assumisse o dever de instaurar uma escola para todos, sendo que no seu inicio o profissional para se capacitar na função de docente teria que fazero ginásio e sua conclusão assegurava-o direito de ingressar em curso da faculdade de Filosofia. Na década de 40 com um governo populista, a educação brasileira tomou novos rumos, sendo a educação direcionada à capacitação para o trabalho deixando a educação básica para trás. Na década de 60 houve movimento a favor da educação popular, um dos grandes nomes deste movimento foi Paulo Freire, queteve coragem de pôr em prática um trabalho de alfabetização capacitando o oprimido tanto para a leitura e escrita quanto para a sua liberdade de expressão, mas com o Golpe de 64 a educação básica sofreu um retrocesso, em 71 cria-se o 1º e 2º grau profissionalizantes, ampliando a obrigatoriedade escolar de 4 para 8 anos, juntando o antigo primário com o ginasial e extinguido os exames de admissão, aobrigatoriedade de oito anos torna-se letra morta, uma vez que não existem recursos materiais e humanos para atender à demanda. Em 1980 a Lei nº 7044/82 dispensa as escolas da obrigatoriedade da profissionalização, voltando a ênfase para a formação geral. Em 1985 com a chegada da Nova República e a Constituição de 88, a Educação Básica para a ser dever do Estado para todos os cidadãos do país,entre outros. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9394/96) uma nova era se inicia, com a gestão democrática do ensino público na educação básica, de maneira a contemplar a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto da escola, bem como a comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Os Parâmetros Curriculares Nacionais que vieram logo a seguir,traçam objetivos para o Ensino Fundamental e Médio do país, propiciando subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico voltado para a cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.
Esta conclusão não poderia ser feita sem elencar a historia da educação básica brasileira, pois somente através do conhecimento do passado poderemos observaro presente para então planejarmos o futuro. No que tange a observação na turma do Pré II, valorizamos as práticas da docente que trabalhou Relações Sociais, Conhecimento Matemático e Leitura, que fazem parte das Áreas de Formação Humanas pertinentes a esta faixa etária, essas áreas abrangem os princípios éticos, estéticos e políticos que norteiam e consolidam as práticas pedagógicas estabelecidaspara a Educação Infantil, o plano de aula traçado envolveu conteúdos de português e matemática, vindo ao encontro da oralidade através da história da “Chapeuzinho vermelho” ,estimulando a oralidade e o faz-de-conta, e a matemática estimulando o raciocínio e as relações sociais.
No Ensino Fundamental as práticas da professora regente foi com atividades de História, Geografia, Português eLeitura, formulando atividades pertinentes dentro do currículo de conteúdos ao 3º ano, em matemática a aula com divisão utilizando o material dourado contribuiu para a materialização da subjetivação dos números, que crianças nesta idade ainda não conseguem perceber, em história com a leitura do texto “Direitos e deveres das crianças” os alunos puderam explanar um pouco sobre o seu papel no mundo,tornando uma aula reflexiva e libertadora, que vem de encontro aos Parâmetros Curriculares Nacionais que objetivam que os alunos sejam capazes de compreensão da cidadania como participação social e política, no exercício de direitos e deveres, com atitudes solidárias colaborativas e repelindo injustiças, ao respeito do próximo e a si mesmo. Em geografia foi trabalho “O homem e a natureza: poluição,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Considerações finais
  • Consideraçoes finais
  • Considerações Finais
  • Consideracoes finais
  • consideracoes finais
  • considerações finais
  • Considerações finais
  • Considerações finais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!