CONSF

860 palavras 4 páginas
Revisão
>>Com o fim da bipolaridade afloram novos conflitos no cenário mundial, é importante conhecer a origem deles. Como falado em sala de aula o motivador da maioria dos conflitos é o sentimento nacionalista que existem de algumas etnias clamando por independência. Isso ocorre muito na Europa. Sabemos também que esses conflitos podem ser movidos por questões religiosas, e por luta de territórios. Os EUA hoje tem um enfoque maior em outros conflitos, como a “Guerra ao terror”. Isso foi aflorado depois do incidente de 11 de setembro que culminou na busca do líder da Al Quaeda Osama Bin Laden responsável pelo atentado e supostamente escondido no Afeganistão.
Síntese: Lembrar sobre a origem dos conflitos e ver que a maior superpotência mundial tem uma preocupação diferente dos conflitos “normais” que são observados. Isso é uma forma de se reafirmar soberano e buscar fontes de riquezas.
>>Os ideais capitalistas e socialistas divergiam entre si. Enquanto um se preocupa com o lucro, concentração de renda propriedade privada, o outro teria ideias mais utópicas para pensar a sociedade com uma economia planejada (Planificada).
Síntese: Atentar-se para o que são e o que pregam as ideias antagônicas do capitalismo e socialismo.
>>Se hoje a China a Índia tem um destaque econômico forte, assim como o crescimento econômico brasileiro, há um motivo. Basicamente essas economias que afloram tem um mercado consumidor grande e (ou) características naturais que o evidenciam como potencia emergente. No caso da China, que se espera superar economicamente os EUA, a grande vantagem é um mercado consumidor enorme. Essa capacidade de produzir para manter o mercado interno e ainda oferecer produtos a baixo custo é o que move a China. Esse basto custo vem de uma mão de obra barata.
Síntese: Entender no contexto da globalização a raiz do crescimento de algumas nações. China importante!
>>Os fatores que determinam o clima na Europa são: Latitude, Proximidade do mar, corrente do Golfo

Relacionados

  • mulher no direito romano
    9797 palavras | 40 páginas
  • PAULO NADER-INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
    157639 palavras | 631 páginas
  • Introdução ao estudo de direito
    157639 palavras | 631 páginas