CONSERVAÇÃO DENERGIA EM MOTORES ELÉTRICOS

1298 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA
PROFESSOR: ADELSON

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM
MOTORES ELÉTRICOS

RONIE RAMALHO DOS SANTOS

INTRODUÇÃO
A conservação de energia elétrica em função da manutenção dos recursos naturais é um grande desafio para o século que começa. Altos índices de perdas, baixos fatores de potência e baixo rendimento de equipamentos devem ser evitados. Os maiores consumidores de energia são as indústrias por terem em suas instalações elétricas motores de indução trifásica como maior fonte de consumo. Esses motores são responsáveis por 50% das cargas elétricas, podendo em alguns lugares chegar a 70%.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO






Motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica.
Atualmente os motores são responsáveis por uma parcela estimável da energia consumida nas residenciais, como também no setor industrial, este setor responde por 40,7% de toda energia consumida no Brasil (BEN, 2008), logo os motores representam uma parcela considerável na matriz energética brasileira.
Fator ambiental e econômico

MOTOR ELÉTRICO








É uma máquina capaz de transformar energia elétrica em energia mecânica, utilizando normalmente o principio da reação entre dois campos magnéticos.
É de grande utilidade e possui muitas vantagens, como: baixo custo; grande versatilidade a adaptação das cargas; alto rendimento; fácil manutenção;

EVOLUÇÃO DOS MOTORES
ELÉTRICOS

CONSTITUIÇÃO DOS MOTORES ELÉTRICOS

DISTRIBUIÇÃO DE PERDAS EM UM MOTOR ELÉTRICO

DISTRIBUIÇÃO DE PERDAS EM UM MOTOR ELÉTRICO

MOTORES DE ALTO RENDIMENTO


Motores de alto rendimento são aqueles projetados para fornecer a mesma potência útil na ponta do eixo consumindo menos energia elétrica. Esses motores apresentam chapas metálicas de melhor qualidade produzidas por aço silício, maior volume de

Relacionados