CONSERVADORISMO

470 palavras 2 páginas
ESTÁCIO DE SÁ
DIREITO
TURMA 2002
CIÊNCIAS POLÍTICAS
ISABELA RIBEIRO SILVA - 201408007266

Conservadorismo

Como surgiu o conservadorismo?

O conservadorismo é uma corrente de pensamento político surgido na Inglaterra, no final do século XVIII, pelo político Whig Edmund, como uma reação à Revolução Francesa, cujas utopias resultaram imediatamente em instabilidade política e crise social na França.

O que o termo “conservadorismo” significa?

Conservadorismo é um termo usado para descrever posições político-filosóficas, alinhadas com o tradicionalismo e a transformação gradual, que em geral se contrapõem a mudanças abruptas (cuja expressão máxima é o conceito de revolução) de determinado marco econômico e político-institucional ou no sistema de crenças, usos e costumes de uma sociedade.

O que causou a expansão do pensamento conservador?

O pensamento conservador expandiu-se pelo mundo principalmente após o período do Terror jacobino, que, durante o auge da Revolução, causou a morte de 35 mil a 40 mil pessoas.

O que o conservadorismo defende?

A adesão a princípios e valores atemporais devem ser conservados a despeito de toda mudança histórica, quando mais não seja porque somente neles e por eles a História adquire uma forma inteligível.

Segundo o pensamento conservador, qual o melhor tipo de instituição social?

São as instituições que resultam de um lento processo de crescimento e evolução ao longo do tempo.

Os conservadores fazem apologia ao poder do Estado e assim se opõe à outros modelos de regime. Quais são e por que ?

Em oposição tanto ao individualismo como ao estatismo e ao colectivismo. Pois podem levar ao totalitarismo, e este modelo não responde às expectativas de uma sociedade conservadora e hierárquica.

Qual o modelo de representação política que os conservadores defendem ?

Baseia-se no reconhecimento exclusivo do Estado e do Indivíduo, e ignorando os corpos intermédios. Em alternativa ao sufrágio igualitário, direto e universal, os

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas