Conservadorismo e Serviço Social, Iamamoto, 4ed. 1997.

489 palavras 2 páginas
Iamamoto, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. 4ed. São Paulo: Cortez, 1997.

O que significa a herança conservadora no Serviço Social?

A herança conservadora se traduz em transformações no discurso, nos métodos de ação e no projeto de prática profissional diante das novas estratégias de controle e repressão da classe trabalhadora, efetivadas pelo Estado e pelo grande capital, para atender as exigências da política de desenvolvimento. Precisando de aperfeiçoamento operativo, com as metodologias de ação, com a busca de padrões de eficiência, a sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento, necessitando de suporte técnico à ação profissional.
Aproximando o discurso profissional dos fundamentos da teoria da modernização presente nas Ciências Sociais. Expressando-se na prática profissional, numa perspectiva voltada para mudanças de hábitos e atitudes e comportamentos do trabalhador, tendo em vista sua adequação aos novos ritmos de desenvolvimento.

Quais as principais características da origem do Serviço Social?

No ponto de vista Conservador, a origem do Serviço Social está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, emergentes na Igreja católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no Neotomismo. Surgindo da iniciativa de grupos e classes dominantes, aparecendo como alternativa profissionalizante às atividades de apostolado social. Não caracterizando apenas a caridade, mas com base de intervenção ideológica na vida da classe trabalhadora, com base na atividade assistencial; com efeitos essencialmente políticos: enquadramento dos trabalhadores nas relações sociais e reforçando a relação capital e trabalho.

Quais os principais elementos do pensamento conservador?

A autora caracteriza o “pensamento conservador”, destacando sua vocação para o passado. A sociedade tende a ser apreendida como

Relacionados

  • estudante
    489 palavras | 2 páginas
  • Questão Social
    6769 palavras | 28 páginas