Conservação dos recursos hídricos em brejos de altitude

Páginas: 18 (4345 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Conservação dos recursos hídricos em brejos de altitude - O caso de Brejo dos Cavalos, Caruaru, PE
Ricardo A. P. BragaI; Jaime J.S.P. CabralI; Suzana M.G.L. MontenegroI; Geraldo S. Perrier JúniorII
IGrupo de Recursos Hídricos, Departamento de Engenharia Civil/UFPE, CEP 50740-530, Recife, PE. Fone: (81) 3271-8223. E-mail: rbraga@hotlink.com.br, jcabral@npd.ufpe.br e monte@hotlink.com.br IIBolsista do CNPq. E-mail: gperrier@ig.com.br
 
RESUMO
Brejos de altitude são formações vegetais disjuntas da Mata Atlântica, que ocorrem no Agreste de Pernambuco e Paraíba, como ilhas de umidade no ambiente semi-árido da Caatinga. O Parque Vasconcelos Sobrinho, situado na Serra dos Cavalos, em Caruaru, PE, é um exemplo do pouco que resta desses brejos na região. Com 359 ha, abriga uma florestaexuberante e diversos corpos d'água, porém vem sofrendo intenso processo de degradação, em decorrência da agricultura irrigada em seu interior e da exploração de argila no entorno. Para uma caracterização dos recursos hídricos foram obtidos, no período de 1998 a 2000, dados de chuva, de vazão nos riachos do Chuchu e Capoeirão, e de qualidade da água, nos dois cursos d'água e nos três maioresreservatórios existentes no Parque. No estudo de demandas pelo uso da água, ênfase maior foi dada aos conflitos da atividade de irrigação em relação ao uso da água para abastecimento público e à preservação dos ecossistemas locais. Neste trabalho, conclui-se que em Brejo dos Cavalos a precipitação pluviométrica é superior a do seu entorno, devido a razões orográficas e à própria existência da florestaremanescente, mas o desmatamento progressivo tende a alterar as condições microclimáticas locais. Neste contexto, o cultivo do chuchu é o principal consumidor de água no Parque, gerando perda de vazão dos cursos d'água e menor aporte para os reservatórios, os quais já começaram a sofrer assoreamento, devido a processos erosivos gerados sobretudo pelos desmontes na exploração da argila. Taisconstatações exigem ação imediata do poder público, principalmente a implantação de um Plano de Manejo para o Parque.
Palavras-chave: relação floresta-água, usos da água, gestão ambiental, mata atlântica, áreas protegidas
INTRODUÇÃO
Os brejos de altitude são formações vegetais úmidas e sub-úmidas, inseridas na região da Caatinga de Pernambuco e Paraíba, onde predomina uma vegetação xerófila, típica deambientes semi-áridos (Lima, 1960). Essas ilhas de vegetação arbórea mais densa são condicionadas pela orografia, propocionando um microclima diferenciado, com pluviosidade bem superior à do entorno (Andrade & Lins, 1964).
A floresta típica dos brejos de altitude guarda forte semelhança com a floresta úmida litorânea, ocorrendo espécies vegetais e animais comuns a ambos os ecossistemas; por isso,são consideradas formações disjuntas de Mata Atlântica (Rodal, 1998).
As condições de fertilidade e de disponibilidade hídrica atraem agricultores para implantar lavouras, predominantemente de ciclo curto, como as hortaliças. Tal fato exerce forte pressão predatória sobre a floresta e a água (Vasconcelos Sobrinho, 1971).
A maioria dos brejos de altitude localiza-se no Maciço da Borborema, queexerce em Pernambuco e Paraíba importante papel no conjunto do relevo, na diversificação do clima e nas principais redes de drenagem. Assim, grande parte dos rios litorâneos dos dois estados origina-se e possui grandes afluentes nesta região do agreste (SUDEMA, 1992; SECTMA, 1998). Dentre eles, destacam-se os rios Una, Ipojuca e Capibaribe, em Pernambuco, e os rios Paraíba, Miriri, Maranguape eCurimataú, na Paraíba.
O Brejo dos Cavalos constitui um dos mais significativos remanescentes de Mata Atlântica, situando-se no município de Caruaru, PE, onde se localiza o Parque Ecológico João de Vasconcelos Sobrinho, criado pela Lei Municipal nº. 2796, de 07 de junho de 1983. Com 359 ha, o parque abriga uma floresta exuberante e de significativa diversidade, além de conservar, em seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONSCIÊNCIA HIDRO-AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS
  • Recursos hídricos
  • Recursos hidricos
  • Recursos Hidricos
  • recursos hidricos
  • Recursos Hidricos
  • Recursos hídricos
  • Recursos hidricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!