Conservação de energia

Páginas: 18 (4403 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
[pic] Faculdade Comunitária de Santa Bárbara D’Oeste

Física 2

Relatório:

ENERGIA E TRABALHO

Santa Bárbara D’Oeste, 05 dezembro de 2007
Engenharia de Controle e Automação
2º Semestre – Turma A

Professor

Participantes do experimento:

Santa Bárbara D’Oeste, 05 dezembro de 2007
Engenharia de Controle e Automação
2º Semestre – Turma A

índice

OBJETIVO 4INTRODUÇÃO 4

PARTE TEÓRICA
Trabalho 6
Energia 7
Energia Potencial 7
Energia Potencial Gravitacional 8
Energia Potencial Elástica 9
Energia Cinética 9
Conservação de Energia Mecânica 11

RELEMBRANDO
Queda Livre 12
Variação de Energia 13

PARTE EXPERIMENTAL
Tempo de Reação 15
Queda Livre 15
ColisãoElástica 15
Propulsão de uma Garrafa Pet 16

DADOS
Tabelas 17

CÁLCULOS 18

CONCLUSÂO 27

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 28

Objetivo

O objetivo deste relatório é descrever os experimentos realizados para os estudos da variação de energia, trabalho dissipado, cálculo das velocidades e retomada de velocidade.

INTRODUÇÃO

O primeirocientista a estudar o fenômeno da Queda Livre foi Galileu Galilei. Galileu inaugurou uma nova fase na história da ciência, ao defender o racionalismo matemático como base do pensamento científico - "o universo é um texto escrito em caracteres matemáticos", afirmou - e ao criar a idéia moderna da experimentação científica, combinando a indução experimental e o cálculo dedutivo.
Galileu Galilei nasceu emPisa, Itália, em 15 de fevereiro de 1564, de família nobre, filho de Vincenzo Galilei, matemático competente e músico famoso. Em criança, o futuro físico e astrônomo impressionou os professores do mosteiro de Vallombrosa pela capacidade intelectual, habilidade manual e criatividade, sobretudo para invenções mecânicas. Sempre avesso ao ensino tradicional, interrompeu o curso de medicina naUniversidade de Pisa para dedicar-se ao estudo da matemática e das ciências. Nessa época, ao observar o movimento oscilatório de um dos lustres da catedral de Pisa, enquanto contava as próprias pulsações, constatou que o movimento do pêndulo era periódico e que as pequenas oscilações eram isócronas, isto é, ocorriam a intervalos regulares. Constatou também que o período de um pêndulo independe da naturezae da massa da substância, ponto de partida para algumas de suas mais importantes pesquisas.
De volta à universidade, doutorou-se em 1585. Passou então a ensinar na Academia Fiorentina e logo ficou conhecido nos círculos científicos devido a um de seus inventos, a balança hidrostática. Depois de publicar, em 1589, um estudo sobre a gravidade, foi convidado a ensinar na Universidade de Pisa, onderealizou experiências de máxima importância sobre o movimento físico, em especial os movimentos que se registram na superfície terrestre. Numa dessas experiências, que se tornaria famosa, comprovou que objetos de diferentes massas em queda livre, desde o mesmo ponto e ao mesmo tempo, chegam juntos ao solo, ou seja, caem com a mesma aceleração. Com isso, além de surpreender os cientistas da época,presos aos preconceitos da física aristotélica, abalou os alicerces de toda uma falsa concepção dos fenômenos naturais e lançou a noção de gravidade, posteriormente desenvolvida por Newton.
Galileu não mais abandonou o castelo de Arcetri, devido a sua condenação pela Igreja Católica contrariando o Geocentrismo, e lá prosseguiu os trabalhos que o tornariam o pesquisador mais produtivo de seutempo. Criador da ciência do movimento, estabeleceu os fundamentos da dinâmica e lançou as bases de uma nova metodologia científica. O físico, astrônomo e inventor merece ser também lembrado como escritor: inovou ao expor suas teorias em língua vulgar e o fez em estilo ágil e irônico. Deu aulas sobre o "Inferno" de Dante, foi leitor apaixonado de Ariosto e escreveu Considerazioni sulla Gerusalemme...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conservação da energia
  • Conservação de Energia
  • conservação de energia
  • Conservação de energia
  • Conservaçao de energia
  • conservaçao de energia
  • Conservação da energia
  • Conservação da Energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!