Conservação de alimentos

Páginas: 26 (6424 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2011
Pensamento

“Assim como é a comida, é a mente; assim como é a mente, é o pensamento; assim como é o pensamento é a acção. A comida é um factor importante que determina actividade e preguiça, preocupação e calma, brilho e obscuridade...”

Sathya Sai Speaks

SumárioPáginas

0. Introdução 5
1. Conservação de Alimentos
1.1.Evolução dos métodos de conservação dos alimentos 6 1.2. Factores daconservação de alimentos 13 1.3. Técnicas utilizadas na conservação de alimentos 16 1.4. Fabricação do queijo 33 1.5. Vídeo sobre a conservação de alimentos 34
2. Conclusão 35
3. Bibliografia 36

0.Introdução

No âmbito da disciplina de Biologia foi-nos solicitado a realização de um trabalho acerca do tema:”Conservação de alimentos”. Este trabalho insere-se no 2ºperíodo do 12ºano de escolaridade. A sua orientação esteve a cargo da professora x.
Como grande ícone do processamento tecnológico, a conservação de alimentos é uma técnica que consiste em manter o alimento o mais estável possível, mesmo em condições nas quais isso não seria viável. Visa preservar os alimentos ao longo do tempo, evitando a sua deterioração. Deste modo previne ou retarda odesenvolvimento de microrganismos indesejáveis e, por exemplo, reacções de oxidação.
Distinguem-se diferentes meios de conservação, aqueles que permitem destruir parte ou totalidade dos microrganismos e outros que impedem ou retardam o crescimento dos microrganismos de alteração. Como processos de conservação temos os aditivos alimentares, atmosfera modificada, conservação pelo calor, conservação pelofrio, desidratação e secagem, filtração.
Assim, pretendemos com este estudo adquirir conhecimentos teóricos acerca da grande complexidade da actividade dos microrganismos na indústria alimentar. Para isso, foi fundamental uma pesquisa bibliográfica. Apoiamo-nos essencialmente em artigos da internet e nas orientações teóricas da professora, para assim obtermos o máximo de conhecimentos edesenvolver com êxito todo este trabalho.
Sendo assim, esperámos que este trabalho vá ao encontro das exigências pretendidas e que a sua leitura seja agradável, proveitosa e de interesse para todos quantos o lerem.

1. A conservação de alimentos

1. Evolução dos métodos de conservação dos alimentos
A preocupação com a produção e qualidade dos alimentos remonta desde os primórdios daexistência humana. Os alimentos de origem vegetal e animal têm a propriedade de deteriorar-se com facilidade, pois trata-se de um ser vivo em decomposição ou também chamado de processo de senescência. No decorrer dos séculos sempre existiu uma técnica empírica de conservação do alimento.

Uma parte dessa técnica sobreviveu até os nossos dias como: a secagem, a defumação, o emprego do sal, do vinagre e doálcool ,lembram com muita exactidão os processos utilizados no passado. A preservação de alimentos está fundamentada em conhecimentos da área de microbiologia, química, biologia e engenharia. Para estabelecer e definir um método adequado de conservação de alimentos é preciso saber e estudar a natureza do alimento e os factores que determinam as suas alterações e transformações para deixá-loestável e seguro para o consumo humano.

Existem alguns factos da história da conservação dos alimentos que influenciaram nas técnicas utilizadas actualmente nas nossas indústrias de alimentos. A química nos alimentos esta ligada a química agrícola, cujo registo histórico também não foi completamente conhecido. A química dos alimentos reporta-se da antiguidade remota, porem os factos científicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conservação dos alimentos
  • Conservaçao de alimentos
  • Conservação de alimentos
  • Conservação de alimentos
  • conservaçao dos alimentos
  • conservação de alimentos
  • Conservação de alimentos
  • conservação de alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!