Consequencias da má distribuição

Páginas: 4 (769 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
Consequencias da má distribuição
Ao se pensar em má distribuição de terras e nas desigualdades sociais provocadas por ela é importante pensarmos nas relações puramente capitalistas que vigoram nosdias de hoje em todo o mundo e não sendo diferente no Brasil, um país cuja história nos remete a um processo crescente de exploração exacerbada (das riquezas naturais e dos homens). Tais relaçõescapitalistas que visam o lucro acima de tudo favorecem e sempre favoreceram a classe dominante possuidora do capital, dos meios de produção e sobretudo da terra. Por outro lado como aumenta a riquezatambém aumenta a pobreza, ou seja, estabelece um abismo entre o burguês e o operário.

O sistema capitalista promove a consolidação de uma classe que, ao contrário de antes, se encontra no centro dasrelações econômicas como mentora das mesmas e que através do capital detem o poder – a burguesia. E como não poderia deixar de ser, com o capital concentrado nas mãos de poucos, também domina a classetrabalhadora possuidora da mão-de-obra e não da terra e dos instrumentos para seu trabalho e sua moradia.

É neste cenário que vamos observar as respostas da sociedade a essa não distribuição justa deterras no nosso país: cidades cada vez mais lotadas, desemprego, marginalização, êxodo rural e outros... 
Um pequeno número de proprietários detém a posse de milhões de hectares de terras, enquantomilhões de pequenos e médios agricultores dividem o equivalente a menos de 10% dessas terras. Outro grave problema referente à distribuição das terras agricultáveis no Brasil é que muitas das grandespropriedades são improdutivas, ou seja, não são utilizadas para a produção.
Desde a colonização do Brasil, a distribuição e o acesso às terras ocorreram de maneira desigual. Grande parte doslatifúndios do país se originou das sesmarias, lotes de terras doados pelo rei de Portugal a pessoas ligadas à Corte, para serem explorados economicamente.
O sistema de doação de sesmarias durou até 1820....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consequência de uma má postura
  • má distribuição de renda
  • má distribuição de renda
  • A distribuição da água em Pedreiras-ma
  • A inflação e a má distribuição de renda
  • Crescimento e má distribuição de renda
  • As consequencias da má interpretação do contrato de estágio
  • Consequências Da Má Utilização Dos Recursos Naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!