Consequencias da Globalização

Páginas: 5 (1167 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014






Luisa Drem Picolo




CE 422 - 1ºEtapa


Consequências da Globalização



Americana, 2014













Pesquisa apresentado à disciplina Geografia, ministrada pela professor Pedro Henrique Pavanello, para obtenção de nota no curso de Globalização .


















Americana , 2014
Consequências da Globalização
O quadro politicoexistente hoje no mundo é resultado do processo de surgimento e expansão do modo de produção capitalista e, mais recentemente, da expansão do processo de globalização. Vejamos algumas consequências desse processo.
  Com a globalização, houve, a partir dos anos 1980, um crescimento do comércio mundial. No entanto, a concorrência intercapitalista cria um espaço econômico mais instável, que exigecompatitividade. Os países subdesenvolvidos participaram com apenas 30 % desse comércio.
Está ocorrendo maior concentração de riquezas: os países ricos fiquem mais ricos e os pobres ficam mais pobres. Essa concentração de renda explica-se entre outros motivos pela redução das tarifas de impostação, que beneficiou muito mais os produtos exportados pelos países ricos. Os países mais pobres não temconseguido exportar produtos agrícolas para os mais ricos, pois estes subsidiam a própria produção interna.
Com o declínio das taxa de crescimento econômico e com a crise econômica capitalista, os resultados da globalização são dramáticos. Para os países pobres, os custos sociais da globalização são muitos altos, pois ela tem ocasionado à minimização do valor da mão-de-obra e o aumento do desemprego  epor consequência dos excluídos. Soma-se a isso o desenvolvimento tecnológico, com a automação da produção e dispensa de um numero maior de trabalhadores por um logo período e não apenas em situação de crise (Desemprego conjuntural), é denominado Desemprego Estrutural.
Como se pode ver a globalização não beneficiou a todos, a riqueza concentra-se nas mãos de poucos o progresso beneficia as elites.Nos anos 1990 milhares de pessoas foram lançadas na pobreza e milhares continuaram a viver na miséria. Muitos problemas sociais apareceram com a redução dos salários e a deterioração das condições de trabalho. A globalização tem aumentado às migrações de pessoas dos países pobres para os ricos. A economia informal ganhou espaço, tornando-se a única opção para muitos desempregos. Sobretudo nospaíses pobres faltam escolas, assistência social e, como consequência destas e de outras carências, a violência. 

Aspectos Negativos da Globalização.
A globalização foi introduzida e apresentada aos países como um ótimo negocio mais não é bem assim, ela possui aspectos positivos, só que o que atinge a maioria da população é apenas os vários aspectos negativos, como: não há mais controle sobre assituações e pessoas (como no Atentado de 11 de Setembro); as pessoas se igualam através da internet; crimes virtuais; países dependentes um dos outros; instabilidade econômica que acaba assolando todos os países, pois o que acontece em um, com a globalização acaba atingindo a todos (como na recente crise econômica dos Estados Unidos); gera uma desigualdade muito grande; não funciona com paísesdesestruturados; concorrência externa; desrespeito a culturas; ilusão de que o modelo americano é perfeito; aumento da febre do consumo; extinção de uma nacionalidade própria de cada país; desemprego; extinção de fronteiras; doenças causadas pelo elevado fluxo migratório; exagero no consumo (que cria até crianças consumistas); diminuição dos laços de afeto; endividamento; poluição das grandes empresasque porque estão instaladas em outros paises acham que não precisam respeitar normas; escassez de recursos minerais abundantes em cada país; fechamento de fabricas que não conseguiram se adequar ao novo cenário; criação de verdadeiros monopólios através das fusões; desnacionalização da economia; extinção do Estado; exclusão social; desigualdades sociais cada vez mais gritantes; miséria;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização e suas consequências
  • Consequências da Globalização
  • Globalização & suas consequencias
  • Globalização e suas consequências
  • Globalização e suas consequências
  • Consequências da globalização
  • A globalização e suas consequências
  • globalização e suas consequências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!