Consequ Ncias Da Urbaniza O De Cama Ari

565 palavras 3 páginas
Consequências da urbanização de Camaçari

Não tem como falar apenas das consequências da urbanização de Camaçari, uma vez que tal é uma consequência. Com a chegada do polo ocorreram mudanças, podemos citar:
Mudanças na economia: Em Camaçari a economia na primeira metade do século XX contava com o cultivo do coco, que junto com o carvão eram os produtos mais fortes da época, e que eram escoados para Salvador por barcos e pela estrada de ferro à pouco implantada. Estrada que levava também o gado, e uma produção pecuária de pequeno porte com carneiros, porcos e cabras. Na decáda de 40 Camaçari abriga a primeira indústria do município, a AZFA( Indústrias Reunidas AZFA) que com sua olaria fabrica telhas e tijolos, e produzia também óxido de ferro, roxo terra, e explorava gesso e tabatinga. A descoberta do petróleo da início ao processo de industrialização do estado. Primeiro se descobre o "ouro negro" em Salvador no final da década de 40 na antiga fazenda Lobato, atual bairro de mesmo nome, depois a busca pelo petróleo chega até o recôncavo, onde em 1949 começou a ser construída a Refinaria Landulpho Alves. Desde então a economia baiana nunca mais seria a mesma, pois a descoberta do petróleo impulsionou a industrialização que já vinha sendo estudada e tinha por parte do governo um incentivo nascente. Na década de 70 esse crescimento vai ser ainda maior.
Grande fluxo de migrantes: Camaçari começa a receber as primeiras levas de migrantes quando o Polo Petroquímico ainda estava no seu estágio de instalação, todos vinham em busca de melhores condições de vida, vindo em sua grande maioria do interior do Bahia e de outros estados nordestinos, onde na época a agricultura iniciava um processo de mecanização que deixava muitos trabalhadores desempregados.
E essa grande procura pelos empregos na cidade trazem um grande problema , muitos migrantes chegam a Camaçari sem nenhum grau de escolaridade, sem instrução para trabalhar no setor da construção, e muitos nem dispõem de

Relacionados