Consequências no processo decisório

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Baixar o anexo original
 
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU
 
 
 
 
 
 
CONSEQUÊNCIAS NO
PROCESSO DECISÓRIO
 
 
 
 
 
 
 
   
EQUIPE TALENTOS
 Igarassu,  09 de maio 2008.

   INTRODUÇÃO
 
 
No processo decisório, todas as etapas têm sua relevância, sobretudo “as consequências” que é um indicador de alerta para o tomador de decisão.
As decisões bemplanejadas e analisadas dentro de uma realidade podem determinar se a empresa terá lucro ou prejuízo, êxito ou insucesso, isto garantirá competitividade, ganho de clientes e consequentemente, bom retorno financeiro.
No estudo das consequências há toda uma metodologia a seguir. Iremos estudar cada passo dessa metodologia que está assim dividida:
* Descrever as consequências com a devida exatidãoe modo abrangente e preciso.
* Elaborar um quadro de consequências, em quatro etapas:
Etapa 1: Projete-se no futuro
Etapa 2: Elabore uma definição para cada alternativa, excluindo as consequências
Etapa 3: Elimine todas as alternativas fracas
Etapa 4: Disponha as definições das alternativas restantes em um quadro de consequências
* Tornar-se mestre na arte de definir consequênciasutilizando as técnicas:
Faça um teste antes de comprar;
Utilize medidas simples para avaliar as consequências;
Não confie apenas em dados da realidade;
Aproveite ao máximo a informação disponível;
Utilize com critério a opinião de especialistas;
Adote medidas que reflitam adequado grau de decisão;
Encare as incertezas mais sérias;
É na etapa da consequência que o administrador saberá o melhorcaminho a tomar.
Devemos definir as consequências com a devida exatidão e precisão, elaborando um quadro de consequências, e sendo assim tornar-se mestre na arte de definir consequências.
 
  
 
ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO
CONSEQUÊNCIAS
  
Após definição dos problemas, onde os objetivos já foram estruturados e as alternativas escolhidas, são necessárias avaliar como lidar com cada umadas alternativas, ou seja, é necessário expor as consequências de cada uma em relação aos seus objetivos.
Partindo do pressuposto que cada decisão gera uma consequência, e que as mesmas podem ser ou não previstas, torna-se imprescindível uma análise  detalhada destas consequências.  Se estas consequências forem bem descritas, a decisão, muitas vezes, será óbvia sem exigir muita reflexão.
Com umaanálise detalhada é possível compreender não apenas  as consequências em si, mas também seus objetivos e até mesmo o problema a decidir. Quanto mais profundamente os compreender, mais próximo se estará de fazer uma escolha inteligente.
 
 

DESCREVA AS CONSEQÜÊNCIAS COM A DEVIDA EXATIDÃO E MODO ABRANGENTE E PRECISO.
 
Indivíduos e organizações precisam decidir a todo o momento, estas decisõesgeram efeitos de curto, médio ou longo alcance, e a depender da decisão, podem possuir uma carga maior ou menor de risco. Há grande necessidade de buscar compreender mais e melhor o processo decisório. Cada decisão por si só é carregada de efeitos e consequências e as decisões dentro das organizações afetam não somente a vida daquele que as tomou, mas de seus liderados, suas famílias, dosacionistas, e dos demais clientes internos e externos.  
Pode-se dizer, assim, que uma decisão baseia-se em conhecimentos ou crenças sobre as relações de causa e efeito das opções disponíveis (consequências), e visa à alternativa cujas consequências são preferíveis.
A maior parte das nossas decisões é rotineira e,  escolher a alternativa que não seja a melhor para solucionar o nosso problema, pode nosacarretar  consequências não desejadas. Como por exemplo: se não escolhermos uma refeição balanceada para o nosso almoço, podemos engordar, emagrecer ou sofrer outras consequências que não são graves.
Existem, também, as decisões que precisamos tomar e que afetam toda a nossa vida. Se não analisarmos muito bem as alternativas e não escolhermos a melhor, podemos sofrer consequências muito mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo decisório
  • Processo decisório
  • Processo Decisório
  • Processo decisorio
  • Processos Decisorios
  • processo decisorio
  • Processos decisorios
  • Processo decisório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!